Publicado em 12/01/2024 14h29

Comércio global de farinha de trigo projetado em alta

A Turquia tem muita influência.
Por: Leonardo Gottems


Imagem de 
Jean Claudine Panel por 
Pixabay

A previsão para o comércio global de farinha em 2023-24 foi revisada ligeiramente para cima pelo Conselho Internacional de Grãos (IGC) em sua atualização trimestral de 11 de janeiro. O Conselho projeta que os embarques atinjam 14,7 milhões de toneladas (equivalente de trigo), um aumento de 200.000 toneladas em relação à previsão de outubro.

A IGC afirmou que o aumento previsto está principalmente ligado a remessas invulgarmente grandes provenientes da Turquia, que é sempre o maior exportador mundial de farinha. As exportações turcas aumentaram substancialmente para a África Subsaariana.

“Os dados alfandegários disponíveis indicam que as entregas da Turquia para aquela região nos primeiros quatro meses da temporada 2023-24 (julho-junho) atingiram 900.000 toneladas, o maior em pelo menos 15 anos e quase três vezes mais em comparação com o período de cinco anos. média para esse período”, disse o IGC. “Os envios para a Somália, o Sudão e o Djibuti têm sido particularmente fortes, com as entregas a este último a serem maioritariamente transbordadas para a Etiópia.”

A IGC afirmou que as exportações turcas para a África Subsaariana mais do que compensaram os atrasos nos embarques para destinos como a Síria, o Iémen e o Sri Lanka. “Em meio às expectativas de uma recuperação da procura interna e aos sinais de concorrência nas exportações em alguns mercados, incluindo África, a projeção de exportações da UE é ligeiramente reduzida em relação à atualização de outubro, agora estimada em 500 mil toneladas (em comparação com 600 mil em outubro)”, afirmou o IGC.