A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070 LSE: UPLL) ('UPL'), fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis e líder em inseticidas, coloca à disposição dos agricultores um potente bioinseticida. Tackler chega ao mercado como uma nova solução para o controle de praga que afeta diversos cultivos, e integra o porfólio da Natural Plant Protection (NPP) – unidade de negócios da UPL especializada em produtos biológicos e de origem natural.
Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, diz: "A UPL é líder em inseticidas. Estamos ampliando nossa presença no segmento de bioinseticidas, como parte do nosso objetivo de fomentar o uso de soluções naturais, que, administradas em associação com defensivos tradicionais, potencializa o manejo agrícola ao mesmo tempo em que contribui para reimaginar a sustentabilidade na produção de alimentos".
Tackler é composto pelo fungo Beauveria bassiana, que – sem afetar as plantas – um microrganismo amplamente conhecido e utilizado que atua diretamente no organismo de insetos, como por exemplo, mosca branca (Bemisia tabaci), cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), larva-alfinete (Diabrotica speciosa), broca-do-café (Hypotenemus hampei) e bicudo da cana-de-açúcar (Sphenophorus levis). A cepa utilizada na formulação, desenvolvida por um instituto de pesquisa, tem sido amplamente estudada e apresenta excelentes resultados no campo.
Giuliano Scalabrin, diretor de negócios da NPP Brasil, comenta: "A incidência de pragas de alta complexidade tem aumentado exponencialmente. Segundo a consultoria Kynetec, a alta foi de 177% nos últimos dois anos. Ao mesmo tempo o uso de bionseticidas cresceu 105% entre as safras 2020/2021 e 2021/2022. Nosso novo produto se diferencia nesse segmento, oferecendo excelente residual, manejo de resistência e menos perdas na lavoura".
Mariana Yama, gerente de biocontrole da UPL Brasil, complementa: "Além do dano direto às plantas, pragas de alta complexidade podem transmitir e abrir porta de entrada para patógenos e aumentar ainda mais os danos. Por isso, Tackler é um aliado fundamental, que atua no ciclo inteiro das pragas alvo desde ninfas à adultos, além de possuir alta dispersão e multiplicação no campo, em condições ambientais favoráveis".
Para oferecer sustentabilidade aliada à produtividade, Tackler poder ser armazenado em temperatura ambiente por até 10 meses sem refrigeração. A aplicação desse inseticida microbiológico em conjunto com defensivos tradicionais amplia o potencial de controle das pragas nos cultivos e reduz ao mínimo os prejuízos de um ano com El Niño, fenômeno que proporciona o ambiente ideal para a disseminação de pragas na agricultura brasileira.