Com um mercado nacional de cebolas cada vez mais competitivo, os produtores precisam ser estratégicos na escolha dos materiais que irão cultivar na próxima estação de semeio, e a utilização de materiais adaptados às condições locais e regionais é determinante ao sucesso da cultura. Nesse contexto, no segmento de cebolas, por exemplo, as variedades híbridas têm se mostrado opções mais rentáveis e sustentáveis aos agricultores. Essas cultivares, além da maior adaptabilidade aos diferentes climas e nas mais diversificadas modalidades de cultivo e práticas culturais adotadas, oferecem maior produtividade e qualidade em comparação com as variedades tradicionais e possuem uma maior tolerância a doenças e pragas.
Outras características que a utilização dos híbridos proporciona aos produtores são ganhos em produtividade, padronização dos bulbos, formato arredondado, uniformidade de maturação dos bulbos na colheita, além de excelente qualidade de casca e pós-colheita, atributos que atraem os consumidores finais e destacam a produção diante do mercado cada vez mais exigente em qualidade.
Além disso, essas cultivares também atuam em questões relacionadas à sustentabilidade, uma vez que o uso de materiais híbridos possibilitou aos produtores serem mais eficientes na utilização das áreas cultivadas, pois os híbridos suportam maiores populações por hectare. Por exemplo, há regiões onde é possível utilizar 1,2 milhões de plantas/ha, enquanto em variedades comuns de polinização aberta (OP) não é possível trabalhar com estas densidades. Este incremento em população permite maiores produtividades no mesmo hectare de terra, podendo, em alguns casos, ultrapassar 100 t/ha, dependendo da época e região de cultivo.
Sempre próxima dos agricultores de todo o país e em busca de proporcionar inovação e tecnologia ao setor, a Topseed Premium, linha profissional da Agristar do Brasil e uma das marcas líderes no mercado, possui um portfólio com 11 variedades de cebola, totalmente adaptadas para o cultivo em diferentes condições climáticas e de solo das principais áreas de cultivo nacional.
“Cada híbrido da Topseed Premium demanda tempo de estudos e testes, a fim de que sejam posicionados para suportar melhor as condições climáticas e atingir excelentes níveis de produtividade de forma mais sustentável, oferecendo ao mercado um produto de ótima qualidade e, ao produtor, mais benefícios”, conta o Especialista de Bulbos e Raízes da empresa, Samuel Sant’Anna. Entre os destaques da linha estão as cebolas Samurai, Canarana e Cattena - a última lançada este ano durante o Open Field Day e Hortitec.
“Enquanto a média de produtividade dos materiais convencionais é de 20 a 30 ton/ha, a das híbridas podem chegar entre 60 até 120 ton/ha. São uma alternativa para a produção com qualidade, sustentabilidade e lucratividade, trazendo ao agricultor uma produção maior, com cebolas uniformes, com bom rendimento e acabamento de bulbos”, explica o Especialista.
A Agristar é movida pela paixão ao campo e pelo desafio de superar limites. Com mais de 60 anos de existência, é uma das maiores empresas do país no desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional com as linhas Topseed Premium, Topseed, Superseed e TSV Sementes, e no segmento de jardinagem, hobby e lazer através das linhas Topseed Garden e TSV Sementes. Com capital 100% nacional e com uma ampla e moderna infraestrutura, a Agristar tem orgulho em conhecer a sua terra e assim desenvolver e testar produtos de alto desempenho. Sediada em Santo Antônio de Posse (SP), a empresa possui quatro estações experimentais e uma unidade de pesquisa e melhoramento estrategicamente localizadas nos estados de SP, MG, SC e RN, que asseguram o desenvolvimento de produtos adaptados para os mais diversos climas e regiões.
Para mais informações acesse: www.agristar.com.br.
Siga a Agristar nas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/agristardobrasil
Instagram: @agristardobrasil