Publicado em 08/01/2024 10h13

Em seis meses, a AgroForte injeta R$ 7 milhões de crédito aos integrados da Ultracheese

"O crédito é a alternativa do pequeno produtor de leite se manter no mercado e inovar", afirma o CEO da AgroForte.
Por: Diego Silva

Com a finalidade de estimular investimentos em pequenas propriedades dedicadas à produção leiteira, na região de Cruzília (MG) e São João do Oeste (SC), a parceria entre a Fintech AgroForte e a agroindústria Ultracheese disponibilizou, em menos de 6 meses, o valor de R$ 7 milhões em crédito para os produtores integrados. A parceria fechada neste segundo semestre de 2023 já gerou investimentos em genética, semente de pastagem, nutrição animal, na estrutura das propriedades e aumentou o volume de leite captado pela agroindústria.

 

"A parceria se desenvolveu quando passamos a pensar fora da caixa e oferecer oportunidade para o nosso produtor, com o objetivo de fazê-lo crescer, investir e se tornar diferente do que é. E o principal diferencial dessa parceria é o poder de agregar valor a toda cadeia, esse é o principal ponto desse projeto que é único", pontua o diretor financeiro (CFO) da Ultracheese, Adriano Roberto Doré.

De acordo com o CFO, esse processo de disponibilidade de crédito para investimento nas propriedades já era uma demanda da agroindústria, que chegou a disponibilizar recursos próprios, para que o produtor pudesse investir e garantir a estrutura adequada para a produção de leite, possibilitando maior volume, qualidade e renda no bolso do produtor. "A gente fez uma pesquisa de campo com nossos fornecedores e questionamos: Qual o perfil desse produtor? Ele terá sucessão na família? Qual sua idade? Por quanto tempo a propriedade conseguirá fornecer o leite? A partir dessas questões aplicadas a mais de 800 produtores, chegamos a um grupo de 120 que deverão permanecer dentro da atividade."

Segundo o CEO e sócio da AgroForte, Felipe D'Ávila, esse é um cenário que se aplica ao Brasil. "A Ultracheese viu inovação na nossa forma em que oferecemos crédito, com velocidade, totalmente digital e sem burocracias. Avaliamos como a maneira mais efetiva de fomentar e fidelizar a cadeia produtiva, além de mostrar que eles estão à frente de outras agroindústrias, dando o suporte necessário ao pequeno produtor, que precisa de crédito para se manter e inovar na sua atividade," destaca.

Para o diretor financeiro da Ultracheese, é justamente essa visão sobre o produtor rural que faz o diferencial da AgroForte. "A AgroForte é inovadora, esse é o diferencial da Fintech perante todo o mercado financeiro. O que a gente conseguiu nesses 6 meses com a AgroForte, a gente não tinha conseguido antes com outros parceiros. Além disso, essa proximidade com a companhia e com os produtores merecem destaque. A equipe já esteve em Cruzília e em São João do Oeste, conheceram os produtores, as fazendas, as demandas. Não é aquela empresa do mercado financeiro que está simplesmente no escritório", avalia.

Desde 2018 a Ultracheese multiplicou seu faturamento por seis. E nos últimos seis meses, com a parceria da AgroForte, cerca de 70 produtores integrados acessaram crédito, a fim de investir na propriedade e aumentar a produção de leite. "Tenho de pensar um pouquinho fora da curva. Um aumento de faturamento estimula também a necessidade de mais leite. E uma simples pesquisa de campo, nos fez fechar um contrato de 15 anos, com cerca de 120 produtores rurais que possuem uma previsão de sucessão familiar, garantindo leite por mais de uma década", finaliza Doré.