Os custos totais de transporte para o transporte de milho e soja através da rota do Golfo dos EUA aumentaram do segundo para o terceiro trimestre de 2023, enquanto os custos da rota Noroeste Pacífico (PNW) para ambas as commodities caíram ligeiramente, de acordo com o relatório de janeiro de 2023. 4 Relatório de Transporte de Grãos do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
Os custos de transporte de grãos a granel de Minneapolis para o Japão através do Golfo aumentaram de uma média de US$ 83,43 para US$ 101,50 por tonelada (21,6%), devido principalmente a um aumento de quase 104% nas taxas de barcaça, de US$ 17,68 para US$ 35,99 por tonelada. As taxas para caminhões aumentaram modestamente de US$ 14,19 para US$ 14,75 por tonelada (3,9%), enquanto as taxas de frete marítimo caíram de US$ 51,56 para US$ 50,76 (-1,5%). No entanto, os custos totais de transporte permaneceram em queda de quase 22% no terceiro trimestre em relação ao ano anterior.
“Embora as baixas restrições de água ao longo do Sistema do Rio Mississippi (MRS) tenham restringido o tráfego de barcaças no terceiro trimestre de 2023, as lentas vendas de exportação no terceiro trimestre impediram que as taxas de barcaças aumentassem tanto quanto durante o terceiro trimestre de 2022, quando o MRS tinha restrições semelhantes em vigor, ”, disse o USDA.
Com 4,4 milhões de toneladas, as inspeções de milho no terceiro trimestre de 2023 através do Golfo caíram 25% em relação ao ano anterior e representaram 65% do total de inspeções de milho. Os embarques de soja pela rota do Golfo caíram 25%, para 3,7 milhões de toneladas, e representaram 77% do total de inspeções de soja.
Na semana encerrada em 28 de dezembro de 2023, 69,8 milhões de bushels de grãos foram inspecionados, uma queda de 36% em relação à semana anterior, uma queda de 19% em relação à mesma semana do ano passado e uma queda de 39% em relação à média de três anos.