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A produção de chocolate, historicamente associada ao desmatamento, enfrenta desafios em regiões empobrecidas. A indústria busca melhorar as condições para agricultores e comunidades, visando equilibrar a proteção ambiental. Diante de desafios significativos, o progresso é crucial, devido à crescente preocupação dos consumidores com a sustentabilidade alimentar.
A indústria do chocolate, em expansão, prevê um aumento no mercado global de cacau e chocolate de US$ 47,1 bilhões em 2023 para US$ 68,2 bilhões em 2030, segundo pesquisa da Spherical Insights & Consulting. “Pobreza, condições climáticas, pragas e doenças, competição fundiária, padrões agrícolas e fatores políticos são apenas alguns dos desafios que impactam o fornecimento de chocolate”, disse Kate Clancy, diretora de sustentabilidade do grupo Cargill Cacau and Chocolate.
“Entre os compradores norte-americanos, a nossa investigação revela que um em cada dois consumidores afirma que a sustentabilidade tem impacto nas suas decisões de compra de produtos de chocolate e seis em cada 10 são atraídos pelas mensagens de sustentabilidade do cacau nas embalagens dos produtos”, disse ela. “Ainda mais esclarecedor, metade indica que estaria disposta a pagar mais por produtos de chocolate feitos com cacau 100% sustentável.”
Dave Beaulieu, gerente global de compras/operações da Global Organics, também mencionou problemas com a rastreabilidade no que se refere a produtos orgânicos. “Embora as práticas de certificação como o FairTrade devam ajudar, a rastreabilidade ao longo da cadeia de abastecimento é muitas vezes difícil de alcançar devido à ameaça contínua das práticas de greenwashing na indústria biológica”, disse ele.
Ele disse que os consumidores desconfiam de empresas que fazem alegações ousadas de sustentabilidade sem provas, por isso os padeiros e fabricantes devem adoptar o cacau de origem sustentável como padrão no desenvolvimento dos seus produtos.
“As empresas que puderem demonstrar que estão a fazer as coisas certas ao adquirirem ingredientes sustentáveis através de iniciativas de sustentabilidade que melhorem os meios de subsistência dos agricultores e minimizem o impacto ambiental, alcançarão maior confiança por parte dos clientes, funcionários e partes interessadas da indústria em geral”, disse ele.