Os formuladores possuem conhecimento na seleção de ingredientes que conferem a desejada textura e sabor a produtos sem glúten, considerando também a preferência dos consumidores. De acordo com Matthew Schueller, diretor de insights e análises de marketing na Ardent Mills, com sede em Denver, Colorado, EUA, aveia e quinoa são grãos sem glúten bem conhecidos, assim como o grão-de-bico (pulses).
Schueller destaca que, segundo uma pesquisa exclusiva da Ardent Mills, a aveia é o ingrediente mais reconhecido, com 97% dos consumidores familiarizados, seguida por grão-de-bico com 94% e quinoa com 84%.
Embora a aveia seja amplamente reconhecida, o trigo-sarraceno emerge como uma opção promissora entre os grãos sem glúten. A Whole Foods Market, de Austin, Texas, EUA, incluiu o trigo-sarraceno em suas principais tendências para 2024. Este grão, que não contém glúten, apresenta proteínas, carboidratos e fibras, sendo versátil em aplicações que variam de alternativas de leite à base de plantas a biscoitos e granola, incluindo o macarrão soba.
Uma pesquisa realizada pelo Whole Grains Council de Boston, Massachusetts, EUA, revela um aumento no consumo de trigo-sarraceno, atingindo 27% dos entrevistados, em comparação com 23% em 2021. Embora menos reconhecido que a aveia e a quinoa, mais de 60% dos participantes já ouviram falar do trigo-sarraceno.
A empresa ResearchandMarkets.com, com sede em Dublin, Irlanda, prevê um crescimento anual composto de quase 13% no mercado global de aveia sem glúten de 2022 a 2028, alcançando US$ 586 milhões em comparação com os US$ 288 milhões anteriores. Além disso, a aveia sem glúten, rica em vitaminas e minerais, destaca-se no mercado de cereais matinais, produtos assados e snacks, contribuindo significativamente para esse crescimento.