Publicado em 29/12/2023 18h58

Canal do Panamá aumenta trânsitos diários para janeiro

Como 2023 é o segundo ano mais seco registrado na história da Bacia Hidrográfica do Canal do Panamá.
Por: Leonardo Gottems


Imagem de 
Monica Volpin por 
Pixabay

O Canal do Panamá aumentará o número de trânsitos diários para 24 a partir de janeiro, com níveis de água não tão baixos quanto previsto no final de outubro. Naquela época, a Autoridade do Canal do Panamá (PCA) havia ajustado o número de trânsitos diários para 22 em dezembro, 20 em janeiro e 18 em fevereiro.  

No entanto, a precipitação e os níveis dos lagos em Novembro foram “menos adversos” do que o esperado e a PCA relatou resultados positivos das medidas de poupança de água. Atualmente transitam diariamente 22 embarcações, divididas em 6 Neopanamax e 16 Panamax. Esta restrição surge em resposta aos desafios colocados pelo estado actual do Lago Gatún, que regista níveis de água invulgarmente baixos para esta época do ano devido à seca induzida pelo fenómeno El Niño. Normalmente são permitidos 35 trânsitos diários.

Os 24 trânsitos diários terão início no dia 16 de janeiro. O PCA também permitirá um slot de reserva por cliente por data, com algumas exceções para cotas oferecidas aos navios concorrentes através do sistema de reservas. Os especialistas dos canais estão a monitorizar a actual crise hídrica e os actuais limites permanecerão em vigor até que as condições justifiquem alterações.

Como 2023 é o segundo ano mais seco registrado na história da Bacia Hidrográfica do Canal do Panamá, o canal implementou uma estratégia operacional focada na conservação da água e na confiabilidade do trânsito diante da baixa pluviosidade e da consequente diminuição dos níveis dos lagos.

Estas medidas, juntamente com a comunicação direta e proativa com os clientes, revelaram-se essenciais na adaptação às difíceis circunstâncias climáticas, afirmou a PCA. Em 2022, navios que transportavam 36,18 milhões de toneladas de cereais – incluindo milho, soja, arroz, sorgo, cevada e trigo – transitaram pelo canal do Oceano Atlântico para o Oceano Pacífico e 2,2 milhões de toneladas passaram do Pacífico para o Atlântico. Os grãos perdem apenas para o petróleo entre as commodities que dependem do canal.

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