Publicado em 29/12/2023 18h43

Nadia Borges Qual o panorama das culturas argentinas?

A projeção de produção para o trigo permanece inalterada.
Por: Leonardo Gottems

Após um avanço semanal de 9,5 pontos percentuais, a semeadura de soja da Argentina atinge 78,6% da área planejada, faltando incorporar 12,8%, principalmente no norte da região agrícola, segundo informações da Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA). A condição de cultivo é predominantemente Normal/Excelente, com 10% dos lotes iniciando estágios reprodutivos.

A semeadura de milho comercial está progredindo positivamente, alcançando agora 69,9% da área planejada. No entanto, eventos climáticos adversos, como granizo, estão impactando as regiões sudeste e sudoeste de Buenos Aires. Por outro lado, a colheita de girassol na região do NEA está avançando de maneira mais lenta devido à restrição hídrica, com apenas 40,7% dos campos em estágios avançados. 

No que diz respeito ao trigo, embora a colheita tenha abrangido 70,9% da área apta, as operações estão enfrentando desaceleração após as tempestades, o que pode resultar em perdas. A projeção de produção para o trigo permanece inalterada em 14,7 milhões de toneladas.

Finalmente, com um progresso quinzenal de 30,2 pontos percentuais, a colheita de cevada cobre 70% da área apta. A média de rendimento é de 43,2 qq/Ha. Com o avanço sobre Buenos Aires e La Pampa, foram registrados rendimentos acima de nossa estimativa anterior, elevando a projeção de produção para 5 milhões de toneladas. Nos centros produtores do sul de Buenos Aires, estão sendo avaliados os danos causados pela queda de granizo.

“As zonas-PAS (Parcelas de Amostragem de Solo) incluídas nas análises de condição hídrica, condição de cultivo e fenologia abrangem 90% da área plantada com cada cultura. Os valores nacionais de semeadura, colheita e fenologia são ponderados pela área projetada, enquanto a condição de umidade e de cultivo é ponderada pelas hectares semeadas ou remanescentes”, conclui.