Publicado em 13/12/2023 16h48

19ª Ruraltur: Poeta e autor Braulio Bessa abre a programação de palestras magnas

O evento, que acontece na Feira Central em Campo Grande, tem iniciativa do Sebrae/MS, e se estende até amanhã (14).
Por: Sebrae - MS

“Isso é o que faz o povo ser bom, é o que torna esse lugar único, o povo é a maior riqueza do lugar, e a cultura é a maior riqueza do mundo”. Essa foi uma das falas do poeta e autor Braulio Bessa, que abriu a palestra magna no primeiro dia de evento (12), na 19ª Edição da Ruraltur, realizada na Feira Central em Campo Grande. O evento, que se estenderá até quinta-feira (14), das 16h às 20h, com palestras, atrações culturais, e mais de 200 expositores, é uma iniciativa do Sebrae/MS, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidade (SETESCC), e tem como objetivo mostrar as potencialidades de Mato Grosso do Sul.

Às 20h, Braulio Bessa subiu no palco da Arena Manoel de Barros, com um público de mais de 500 pessoas, e permeou pelo tema: A essência e poesia que transformam pessoas e lugares. Segundo ele, ser artista neste país é empreender, e o pertencimento e a valorização do lugar deve partir das pessoas da própria terra. “Eu sou brasileiro do interior, um empreendedor, pois, para ser artista é necessário ter todas as características que um bom empreendedor tem, tem que ser criativo, inventivo, atrevido, exigente, ver o mundo em 360° enxergando todas as possibilidades para não cair nos ‘buracos’, ou pelo menos quando cair, conseguir sair”, ressalta o autor.

Uma das visitantes da feira e espectadora da palestra do autor e poeta Braulio Bessa, Glauce Melo, diz acreditar ainda mais na expansão do turismo depois da feira. “Eu gosto e acredito no turismo rural, temos uma chácara para descanso, na região de Piraputanga, onde o turismo está muito imerso naquela região (Piraputanga, Camisão, Aquidauana, Morro do Paxixi), principalmente, depois do novo asfalto na região do município de Maracaju. Aumentaram os números de restaurantes, pousadas que não existiam na região, pois estou lá faz 15 anos”, esclarece Glauce. Já a professora Jéssica Acioly, fala que correu para ouvir a palestra do Braulio e aprender um pouco mais sobre empreendedorismo. “Cheguei em cima da hora para ouvir o Braulio, de quem sou fã e conterrânea do poeta, nascida no Ceará, mas estou morando há cinco anos em Campo Grande, e amanhã estarei aqui para prestigiar ainda mais a feira. O evento está lindo”, explica Jéssica.

Braulio contou sua trajetória tanto nas mídias sociais quanto na televisão, além de artistas que já recitaram seus poemas, como Antônio Fagundes, cujo trecho foi repetido por ele no palco, e emocionou os visitantes: Eu nasci no interior/nunca neguei a ninguém/a terra que a gente vem/merece todo amor/lá sorri e senti dor/lá eu fui feliz demais/sempre que olho pra trás/quero voltar sem ter freio/quem esquece de onde veio/não sabe pra onde vai.

O autor também abordou a importância da transformação, de como decidiu, de acordo com ele, ser poeta aos 14 anos, depois de se identificar com a poesia lida em sala de aula. Sobre o ato de empreender, Braulio deixou um conselho. “Se eu pudesse dar uma dica, amarra um propósito a esse sonho, amarra um propósito a esse sonho. Tem muitos sonhos, que sem propósito, não passa de vontade, de desejo, eu botei na cabeça que ia ser poeta e lançar um livro, e isso era meu sonho, agarrado com ele nasceu o propósito, eu vou botar um livro meu na biblioteca da minha escola”, enaltece Braulio.

Sebrae/MS e o turismo rural

Em um país com uma rica diversidade cultural e natural, a Ruraltur vem para mostrar um turismo rural autêntico e contribuir para o desenvolvimento de novos produtos e experiências. “O mercado que determina realmente qual é o produto que você precisa ofertar. Foi a partir dessa necessidade durante o período pandêmico, onde nós estávamos impossibilitados de ir para longe, pois precisávamos consumir aqui perto mesmo, um dia agradável, fora das nossas paredes, fora dos nossos condomínios, que esses atrativos perceberam uma oportunidade e começaram a pensar num prato mais elaborado, uma comidinha no fogão à lenha, um dia diferente paras as famílias. E aí nós temos vários destinos no turismo rural, só aqui são mais de duzentos expositores para demonstrar esse valor, a produção de queijo, pães, doces, uma infinidade. Para o sul-mato-grossense conhecer, consumir e se orgulhar da cultura local”, explica a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.

Hoje, a partir das 16h, começa o segundo dia de evento da Ruraltur, e além de oficinas e apresentações de cultura regional, terá a palestra do chef francês Olivier Anquier, às 19h, com o tema: A produção local e suas histórias gerando autenticidade, conexão e humanização na Gastronomia. Para conferir a programação da 19ª Edição da Ruraltur acesse o link: https://ruraltur.ms.sebrae.com.br/ 

Publicidade