Publicado em 13/12/2023 14h24

Em primeiro dia de evento, 19ª Edição da Ruraltur atrai mais de 1.600 pessoas em Campo Grande

Promovido pelo Sebrae/MS, a maior e melhor feira de turismo rural do país oferece diferentes programações para toda a família.
Por: Sebrae - MS

Pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, a Ruraltur, a maior e melhor feira de turismo rural do país teve início nesta terça-feira (12), e se estenderá até o dia 14 de dezembro, na Feira Central de Campo Grande. O evento é uma iniciativa do Sebrae/MS, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidade (SETESCC), e tem como objetivo mostrar as potencialidades de Mato Grosso do Sul. Para oficializar a abertura do evento, uma solenidade foi realizada durante a noite, na presença do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, de autoridades locais, empreendedores e demais interessados na temática.

Em um país com uma rica diversidade cultural e natural, a Ruraltur vem para mostrar um turismo rural autêntico e contribuir para o desenvolvimento de novos produtos e experiências. Segundo o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, mais conhecido como Barbosinha, este tipo de turismo tem um potencial enorme no estado. “O turismo rural permite trabalhar com o conceito da cultura, dos hábitos, dos costumes e, sobretudo, fomentar essa atividade tão importante que tem um potencial agregador de recursos muito grande. Acho que ainda é incipiente, mas, essa ação do Sebrae com o apoio do Governo do Estado, integrando aos estados aqui presentes, coloca o Mato Grosso do Sul para atrair turistas de todas as regiões do país”, afirma.

“A gente tem muito turismo no meio rural, especialmente o ecoturismo, o turismo de aventura, o turismo de pesca esportiva, que acontecem nos espaços rurais. Porém, temos uma longa caminhada, então, temos um ponto de partida agora: a partir do principal evento do segmento de turismo rural do Brasil no Mato Grosso do Sul, onde podemos aprender também como melhorar e desenvolver cada vez mais esse segmento tão fantástico, e que temos em abundância aqui”, complementa o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling.

Representando o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS na cerimônia de abertura do evento, o vice-presidente regional do Sistema Fiems, Luiz Claudio Sabedotti Fornari, acredita que o Pantanal constitui uma oportunidade de turismo rural no estado. “Mato Grosso do Sul é um lugar fantástico e que tem reservado para si a sua cultura. Isso proporciona uma oportunidade para que o estado se destaque muito, porque a cultura que existe no Pantanal é única e pode ‘fidelizar’ o turista que vem para cá. Esse momento acorda essa geração para uma responsabilidade, o Pantanal, a cultura pantaneira. Principalmente, quando esse movimento nasce pelo Sebrae, que tem como missão criar um ambiente favorável para os empreendedores”, pontua Fornari.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ao trazer para o estado pela primeira vez a Ruraltur, a instituição atua para levar conhecimento e proporcionar a abertura de mercados aos empreendedores locais. “É uma feira que acontece há 19 anos no Brasil, e é a primeira vez que a gente consegue trazê-la para Mato Grosso do Sul, mostrando o nosso turismo rural, e aquilo que temos de experiência para que o turista possa vivenciar. Temos mais de 200 expositores trazendo produtos não só do Mato Grosso do Sul, mas de outros estados. Então, esse é o nosso papel, levar oportunidade, trazer conhecimento, e fazer com que o nosso sul-mato-grossense possa aproveitar e conhecer ainda mais as nossas belezas”, explica o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Estiveram presentes na solenidade de abertura da 19ª Edição da Ruraltur a primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel; o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda; o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes; a diretora técnica do Senar/MS, Mariana Urt; a presidente da Feira Central e Turística de Campo Grande, Alvira Appel; o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio de Campo Grande, Adelaido Vila, entre outros.

Também marcaram presença os seguintes conselheiros do Sebrae/MS: o presidente do Sistema Faems, Alfredo Zamlutti; o presidente da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Mato Grosso do Sul, Fernando Ribeiro Martins; o secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna; diretor-presidente da Funtrab, Ademar Silva Júnior; o superintendente Estadual do Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul, Omar Vasconcelos; o diretor do Sistema Fiems, Zigomar Burille e o vice-presidente do Sistema Faems, Nilson Aparecido dos Santos.

Turismo rural em destaque

O primeiro dia de evento atraiu um público de mais de 1.600 pessoas, segundo estimativa da organização. Ao transitar pelo espaço, os participantes se depararam com uma potente estrutura de cinco mil metros quadrados, dividida em várias temáticas para abordar as possibilidades de turismo rural em Mato Grosso do Sul e em outros sete estados, incentivar networking e negócios, além de atrações pensadas para toda a família, como o espaço “fazendinha”, e o touro mecânico.

A feira de produtos e serviços de Turismo Rural conta com mais de 200 expositores de vários segmentos que fazem parte de programas como Sebrae Delas e Pró Pantanal, com o selo Made in Pantanal do Sebrae, e empreendedores dos estados da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Uma das oficinas contempla o Pantanal por meio da cozinha de Comitiva Pantaneira. Já para os empreendedores, há uma a sessão de negócios específica com produtos ligados ao bioma. No espaço Sebrae Rural, os participantes poderão conferir as ações da entidade para a promoção do empreendedorismo no campo e oficinas voltadas à agroindústria.

Na Arena Manoel de Barros, dentro do Armazém Cultural, ocorrem palestras magnas com palestrantes renomados. No primeiro dia de evento, quem subiu ao palco foi o poeta e escritor Braulio Bessa, já no dia 13 de dezembro, tem o chef francês Olivier Anquier e, por fim, no dia 14, a historiadora e empresária Luciana Balbino completa o time de especialistas.

Para ver de perto o que Mato Grosso do Sul tem a oferecer, os participantes poderão se inscrever para participar de vivências de turismo rural ofertadas em destinos de Campo Grande e região. As experiências serão pagas pelos interessados. Para mais informações, confira a programação da Ruraltur pelo link: https://ruraltur.ms.sebrae.com.br/

Publicidade