Publicado em 06/03/2015 18h28

DINAPEC terá oficina sobre briquetes

Produtores, técnicos e estudantes terão a oportunidade de aprender sobre a produção de briquetes durante a Dinâmica Agropecuária-DINAPEC/2015. A feira, que acontece anualmente em Campo Grande/MS, tem o objetivo de apresentar as novidades tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa. A edição deste ano será realizada de 11 a 13 de março, na sede da Embrapa Gado de Corte.
Por: Vivian Chies

briquetes

Pela primeira vez na Dinapec, a Embrapa Agroenergia vai oferecer uma oficina explicando como resíduos da produção agropecuária podem ser transformados em lenha ecológica, também conhecida como briquete. A ação acontece, nos dias 12 e 13/03, e terá à frente o pesquisador José Dilcio Rocha. No treinamento, ele apresentará quais os investimentos necessários e as máquinas disponíveis no País, assim como a situação atual do mercado consumidor.

Além da parte teórica, os participantes visitarão a empresa “Eco Esfera Indústria e Comercio de Artefatos de Madeiras,” que fica em Campo Grande/MS, para ver de perto como os briquetes são produzidos. A indústria aproveita podas de árvores para produzir a lenha ecológica. Esse produto é o resultado da compactação de matéria orgânica, que pode ser feita com resíduos como serragem, bagaço de cana, cascas de amendoim, podas de árvores, entre outros. Os briquetes são utilizados para gerar energia na forma de calor ou eletricidade, principalmente em padarias, pizzarias, olarias e indústrias. Do ponto de vista ambiental, a briquetagem pode ser uma solução para agregar valor a resíduos, evitando que eles sejam queimados a céu aberto ou dispostos em lixões, e aproveitando a energia neles contida para reforçar a participação da biomassa na matriz energética brasileira.

 

Para participar gratuitamente do evento e da oficina, acesse o site: (http://old.cnpgc.embrapa.br/mkt/dinapec-2015/#!/page_Inscricao). A Embrapa Gado de Corte está localizada na Av. Rádio Maia nº 830, Zona Rural em Campo Grande/MS.

(Colaboração: Stephane Paula)

Publicidade