Publicado em 30/10/2023 11h07

Mato Grosso do Sul receberá a 23ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2023

Desta vez, avaliações de carcaça serão em Naviraí; a expectativa é de que haja 900 animais na etapa
Por: Graziele Oliveira

O Circuito Nelore de Qualidade 2023 chega a Naviraí (MS) no dia 1º de novembro, para a 23ª etapa desta edição. A Friboi local programa receber aproximadamente 900 animais. A Associação Sul-matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN) está colaborando com a Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) para a realização do evento, que conta com o apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“Esta é uma oportunidade única para celebrar a excelência da raça Nelore, uma das mais valorizadas da pecuária. Os criadores sul-mato-grossenses têm demonstrado um compromisso impressionante em aprimorar a genética dos animais, resultando em bovinos de qualidade que se destacam no mercado”, destaca André Locateli, gerente executivo da ACNB.

Naviraí (MS), abriga mais de 126 mil cabeças de gado, predominantemente de Nelore. Isso reflete o compromisso da região com a criação e seleção da raça. Além disso, Mato Grosso do Sul, com cerca de 18 milhões de cabeças de gado, desempenha um papel significativo na produção de carne bovina do Brasil.

“Agradecemos a todos os envolvidos e esperamos que esta etapa do Circuito em Naviraí seja um grande sucesso, impulsionando ainda mais o progresso da raça Nelore em nosso país e celebrando a importância desses animais para a pecuária brasileira”, finaliza Locateli.

Contatos para inscrições  

Para participar do Circuito Nelore de Qualidade em Naviraí, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade Friboi local pelo telefone (67) 99829-5185, para falar com Douglas ou (67) 99643-0823, para falar com Robson. 

Novidades do campeonato 

O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa. 

Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa. 

As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas: 

·       01/11 – Friboi de Naviraí (MS) 

·       06/11 – Friboi de Andradina (SP) 

·       08 e 09/11 – Fribal de Imperatriz (MA) 

·       14/11 – Friboi de Redenção (PA) 

·       16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA) 

·       17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA) 

·       21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT) 

·       23/11 – Friboi de Marabá (PA) 

·       29/11 – Friboi de Itapetinga (BA) 

·       30/11 – Friboi unidade II de Campo Grande (MS) 

Circuito Nelore de Qualidade 

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. 

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. 

Publicidade