Publicado em 26/10/2023 23h41

Empresas da China e dos EUA assinam acordos de compra

“As pessoas são a base de uma nação e a alimentação é de suma importância”, disse o embaixador chinês Zie Feng.
Por: Leonardo Gottems

As empresas agrícolas chinesas e os exportadores de commodities dos EUA fortaleceram os laços com a assinatura de 11 acordos/contratos de compra no valor de bilhões de dólares no Fórum de Comércio Agrícola Sustentável China-EUA em 24 de outubro.

O fórum e a cerimônia de assinatura do contrato foram coorganizados pelo Conselho de Exportação de Soja dos EUA (USSEC), Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Nativos e Subprodutos Animais (CFNA), Associação de Soja de Iowa e Conselho de Grãos dos EUA ( USGC) na véspera do Diálogo Borlaug de 2023 da Fundação do Prêmio Mundial da Alimentação em Des Moines, Iowa, EUA.

“As pessoas são a base de uma nação e a alimentação é de suma importância”, disse o embaixador chinês Zie Feng. “A cooperação agrícola China-EUA é uma terra rica com perspectivas brilhantes. A China é o maior importador mundial de exportações agrícolas dos EUA. Os contratos assinados hoje têm um valor de vários bilhões. Vamos semear mais sementes de cooperação nos campos da esperança.”

Entre as empresas que assinaram 11 contratos/acordos de compra estavam ADM com Bohi Industry, ADM com China Agri, ADM com Fuzhiyuan Feed Protein (Wilmar International), Bunge com Sinograin Oil, Cargill com Sinograin Oil, CHS com Bohi Enterprises, CHS com Sinograin Oil , COFCO International com China Agri, COFCO Agri com Zen-Noh Grain, Shenzhen Gem com Hangtung Resources e Zen-Noh Grain com Bohi Industry.

“Estes contratos ilustram os ganhos do comércio: os alimentos estão a passar de regiões excedentárias para regiões deficitárias; a confiança por trás destes contratos permite que os produtores dos EUA invistam onde temos vantagens agrícolas; e esta relação ajudará a promover a inovação necessária para intensificar a produção de forma sustentável para proporcionar nutrição e segurança alimentar de forma sustentável”, disse Jason Hafemeister, subsecretário adjunto em exercício do Departamento de Comércio e Assuntos Agrícolas Estrangeiros do USDA.