Publicado em 27/10/2023 11h20

Guerra e o impacto nos fertilizantes

“Por fim, os mercados globais de fertilizantes têm disponibilidade suficiente e fornecedores alternativos suficientes de potássio".
Por: Leonardo Gottems

O Rabobank, em seu relatório, observou que pouco antes de finalizar sua perspectiva global de fertilizantes, a mais recente escalada na guerra entre Israel e o Hamas ocorreu. Eles destacaram que as atividades militares no sul de Israel podem representar riscos e trazer incertezas aos mercados de fertilizantes, levando-os a fornecer uma atualização.

“Israel possui recursos substanciais de Potássio e fosfato, principalmente localizados no deserto do Negev. O epicentro das atuais atividades militares está na Faixa de Gaza, que fica a mais de 100 km das áreas de produção. Portanto, as operações de mineração e processamento provavelmente não serão afetadas diretamente. No entanto, existem preocupações quanto à capacidade imediata das empresas locais de continuar o carregamento de navios de exportação”, comenta.

Israel é um significativo fornecedor de fosfato e Potássio, representando 3% das exportações globais de fosfato e 8% das exportações globais de Potássio. O país é o quarto maior exportador de Cloreto de potássio (MOP) do mundo, após o Canadá, Rússia e Belarus. Qualquer interrupção nas exportações poderia exigir a reconfiguração das rotas de abastecimento, possivelmente resultando em aumentos de preços. Metade das exportações de produtos de Potássio sai do porto de Ashdod, próximo à área de conflito, onde o aumento do risco de incidentes poderia causar atrasos e custos logísticos adicionais. Até o momento, os exportadores israelenses não relataram restrições de carregamento, mas como alternativa, os operadores podem usar o Porto de Eilat, no Golfo de Aqaba, no Mar Vermelho.

“Por fim, os mercados globais de fertilizantes têm disponibilidade suficiente e fornecedores alternativos suficientes de potássio (por exemplo, Rússia, Belarus, Alemanha) e produtos de fosfato (por exemplo, Rússia, Marrocos) em caso de interrupções logísticas em Israel. Aumentos nas taxas de frete e seguro podem elevar potencialmente os preços de fertilizantes para o mercado final, mais provavelmente por um curto período. A aproximação da temporada de baixas compras na maioria das regiões deverá conter o potencial de aumento de preços”, conclui.