Há 15 dias, noticiamos que a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) protestou contra a importação de tilápia do Vietnã e outros países, defendendo a robustez da indústria nacional que emprega mais de 1 milhão de pessoas e gera renda em todo o Brasil. A entidade alertou sobre os riscos econômicos e sanitários da importação, enfatizando a capacidade do Brasil em fornecer tilápia de alta qualidade. Além disso, a associação pediu uma posição clara do Ministério da Pesca e Aquicultura, instruindo empresas brasileiras a não negociar com importadoras que pressionam os preços usando esse argumento.
Nesta segunda-feira, 23 de outubro, a pasta divulgou nota sobre o assunto. Confira:
"O Ministério da Pesca e Aquicultura foi surpreendido pelas especulações que circulam nas últimas duas semanas envolvendo o mercado doméstico de tilápia.
A esse respeito, no intuito de repor a serenidade no ânimo dos produtores brasileiros e restabelecer a verdade, o MPA esclarece que:
1. Não existe nenhuma negociação comercial em curso entre o Brasil e o Vietnã envolvendo a importação de tilápias daquele país.
2. Não há em curso qualquer pedido de licença de importação de tilápias oriundas do Vietnã registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil.
Por ocasião da visita do primeiro-ministro vietnamita ao Brasil, Pham Minh Chinh, entre 23 e 25 de setembro deste ano, os dois países firmaram quatro Termos de Cooperação Técnico-Científica e outros documentos referentes à cooperação técnica, que preveem troca de dados e informações. Todos esses acordos foram devidamente tornados públicos pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e podem ser acessados por qualquer cidadão."
Em razão do posicionamento, a Peixe BR emitiu nova nota sobre o tema:
O Ministério da Pesca e Aquicultura divulgou Nota Oficial, em 23.10.2023, esclarecendo sobre “especulações que circulam nas últimas duas semanas envolvendo o mercado doméstico de tilápia”.
Diz a Nota que:
Não existe nenhuma negociação comercial em curso entre o Brasil e o Vietnã envolvendo a importação de tilápias daquele país
Não há em curso qualquer pedido de licença de importação de tilápias oriundas do Vietnã registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil
Brasil e Vietnã firmaram quatro Termos de Cooperação Técnico-Científica e outros documentos referentes à cooperação técnica, que preveem troca de dados e informações. Todos esses acordos foram devidamente tornados públicos pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e podem ser acessados por qualquer cidadão.
A Peixe BR agradece o empenho dos ministros da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e do Trabalho, Luiz Marinho, no esclarecimento da questão e na tomada de decisões em defesa da piscicultura brasileira.