A programação do 30° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL concedeu um espaço para reconhecer e reverenciar o trabalho de jornalistas que apresentam informação de qualidade sobre a tecnologia da mobilidade, por meio do 17º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo – Mercedes-Benz do Brasil. Promovida no centro de evento Pro Magno, em São Paulo (SP), a cerimônia premiou 15 jornalistas em três categorias.
Foram inscritas reportagens publicadas nas mídias impressa, internet e vídeo sobre temas relativos à tecnologia da mobilidade em pelo menos um dos modais – automotivo, aéreo, ferroviário, naval, em áreas como mineração, agronegócio e energia (abrangendo aspectos de combustão, elétricos e hidrogênio), bem como questões relacionadas às mobilidades humana, rodoviária e urbana, sistemas autônomos e sustentabilidade.
O primeiro lugar em cada categoria recebeu um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3.000,00. Duas matérias de cada categoria receberam Menção Honrosa no valor de R$ 1.000,00 cada, totalizando R$ 15.000,00 em prêmios. Além disso, em cada categoria, duas reportagens foram eleitas como destaques.
Representando a comissão julgadora do concurso, o jornalista e editor de Soluções de Conteúdo da Automotive Business, Fernando Miragaya, frisou que participar como jurado de um prêmio como o SAE BRASIL é não só motivo de orgulho profissional para qualquer jornalista, como uma oportunidade única. “É a chance de confirmar a qualidade do jornalismo, e de poder ler/assistir a pautas diferentes, bem pensadas e apuradas com brilhantismo. Tive a honra de constatar reportagens completas, que provam que o bom jornalismo está mais forte do que nunca, e que a informação correta e de qualidade ainda se sobrepõe. Parabéns a todos os participantes e a SAE BRASIL”.
Com a reportagem “As máquinas no comando”, publicada na revista Aero Magazine, o jornalista Edmundo Ubiratan conquistou o primeiro lugar na categoria mídia impressa.
“A pauta sobre single pilot e avião autônomo estava sendo produzida quando surgiu a notícia do ChatGPT. Coincidentemente tinha naquela semana conversado com alguns centros de pesquisa e o tema de inteligência artificial era o mais proeminente. Então, resolvemos abordar a matéria vendo como a própria inteligência artificial enxergava o potencial das máquinas e o que era fato”, conta Edmundo.
As duas menções honrosas em mídia impressa foram para o trio de jornalistas formado por André Paixão, Ulisses Cavalcante e Vitória Drehmer, da Revista Autoesporte, com a reportagem “Desafio e consumo”, e para Pedro Kutney, da Revista AutoData, com a matéria “O racha do biodiesel”.
Os dois destaques da categoria foram para os jornalistas André Schaun, da Revista Autoesporte, com a reportagem “Extremo Polar”, e para o grupo de jornalistas formado por Paulo Batistella, Tiago Ghizoni, Ben Ami Scopinho, Ciliane Pereira, Everton Siemann, Raquel Vieira, do Diário Catarinense, com a matéria “KM por KM”.
Na categoria internet, o vencedor foi o jornalista Paulo Campo Grande, do portal Quatro Rodas, com a reportagem “Gasolina sintética: ela pode ser a salvação dos motores a combustão?”. O jornalista que foi vencedor na 16ª edição do prêmio, na categoria vídeo, falou sobre como foi esse trabalho desenvolvido para a reportagem.
“Quando a Porsche fez um release divulgando a construção da usina de combustível sintético no Chile, eu pensei na hora que isso renderia uma ótima matéria e que eu queria ir até lá, para conhecer e andar em um carro abastecido com esse combustível. Esse material me muito prazer em produzir, dessa coisa do repórter, depois de escrever e entregar uma coisa que você sabe que tem qualidade. E agora, reconhecido com esse prêmio, eu tenho certeza não é só percepção minha, mas foi uma boa reportagem para outras pessoas também”, destaca Paulo.
Uma das menções honrosas foi para Vagner Aquino, do portal Jornal do Carro/Estadão, pela matéria “Elétricos e híbridos: confira as diferenças e qual carro é mais interessante”. A outra menção honrosa foi para Eduardo Passos, com a matéria “Maratona: rodamos com quatro tipos de híbridos até a gasolina acabar”, publicada no portal Quatro Rodas.
Os destaques da categoria foram Alexandre Carneiro, do portal Vrum, com a reportagem “Sedans têm consumo menor que hatches: duvida? Pois veja você mesmo”, e para Julio Cabral, do portal Uol Carros, com a matéria “Como a eletrificação deve ajudar tanques e veículos militares dos EUA”.
O primeiro lugar na categoria vídeo foi para Henrique Rodriguez, da Quatro Rodas, pela reportagem “New Holland T6: primeiro TRATOR A BIOMETANO do Brasil não polui e ECONOMIZA R$ 100 por hora”. Destaque em outras edições, Henrique comemorou o seu primeiro lugar na premiação.
“É bem emocionante ver um trabalho premiado, ser recompensado. A pauta sempre é o nosso combustível e foi bem legal essa matéria, tão diferente do convencional, ter ganho o prêmio em primeiro lugar. Escrever sobre um trator a biometano, que economiza muito em combustível, emite muito menos poluente e faz a fazenda fabricar seu próprio combustível, cria um efeito em cadeia muito benéfico, e é uma coisa que eu torço muito para que dê certo e que se torne padrão no agro brasileiro”, ressalta ele.
As menções honrosas em vídeo foram para Bruno Pinheiro Faustino, da TV Cultura, pela matéria: “Máquinas Autônomas e Inteligência Artificial no agronegócio brasileiro”, e para dupla Lucas Duarte e Gustavo Ferreira, da TV Liberal/Globo Belém, pelo vídeo “Paraense desenvolve equipamento para evitar acidentes na navegação”.
Os destaques foram para Tião Oliveira, do Jornal do Carro/Estadão, pela reportagem com a matéria “Exclusivo: como é o Caoa Chery Icar, elétrico mais barato do Brasil”, e Isadora Carvalho, da Quatro Rodas, com a reportagem “Mercedes-AMG EQS 53: 20 absurdos do sedã elétrico que anda como supercarro”.
A SAE BRASIL é o resultado de uma trajetória de empreendedorismo, que teve início em 1991 quando executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade face ao processo de globalização, tiveram a iniciativa de criar no país uma afiliada da SAE International. Desde então a SAE BRASIL vem crescendo, totalizando mais de seis mil associados, 900 voluntários e nove seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído ao longo de mais de um século de existência em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos ao setor automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países. Mais informações: http://portal.saebrasil.org.br/