Publicado em 04/10/2023 15h39

Verdana Agropecuária ingressa na ILP

Capitaneada pelo jovem criador, Bruno Grubisich, leilão de touros marca virada de chave para cultivo de grãos e produção de gado de corte no MS
Por: Pec Press®

Bruno Grubisich promove, em 7 de outubro (sábado), com início às 12 horas, uma grande oferta de touros provados nelore PO, dando sequência à transição de atividade na Verdana Agropecuária, em Camapuã (MS). Após duas décadas selecionando as melhores linhagens da raça, emplacando inúmeras campeãs nacionais e recordistas de preço, o empresário, agora, canaliza esforços na construção de um grande projeto de ILP (Integração Lavoura Pecuária).

Para tanto, recentemente, se despediu da pecuária seletiva liquidando 100% de seu plantel de matrizes e doadoras, genética que atraiu trinta e cinco investidores, em oito estados, alguns adquirindo até 60 animais. Já no leilão programado para outubro, o foco é atender às demandas que surgem com a proximidade da temporada reprodutiva na pecuária de corte.

 O diretor executivo da Verdana Agropecuária, o agrônomo Rafael Zonzini, detalha que serão ofertados 150 touros com produção comprovada pela tecnologia genômica e avaliada pelos programas de melhoramento genético PMGZ/ABCZ e Geneplus/Embrapa, todos com exame andrológico positivo.

 "É uma genética que transmite peso, carcaça e qualidade de carne, tanto que, no gancho, muitos irmãos próprios desses touros alcançaram 57% de rendimento com ganho de peso diário de 2,4 quilos na engorda, em média. Além disso, servirão ainda aos rebanhos que buscam pelo aprimorando das características raciais para corrigir problemas de funcionalidade", relata.

 Os lotes serão apresentados por Paulo Horto, da Programa Leilões, em baterias de interesse econômico. O pagamento será em trinta parcelas, sendo cinco duplas e outras 20 iguais. Cadastro e lances poderão ser feitos pelo telefone (43) 3373-7077. Informações técnicas também pode ser obtidas com o assessor Wagner Peroto, pelo telefone (14) 9 9773-2360.

Mudança no foco

As duas fazendas que compõem a Verdana Agropecuária, em Camapuã (MS), passam por readaptações. Cerca de 1.500 hectares de terras serão revertidos para lavouras de soja e pastagem de inverno. "Há cinco anos, sequer ouvíamos falar de agricultura na região. Com o surgimento de cultivares adaptadas e toda a tecnologia embarcada, as lavouras avançaram rapidamente pelo Brasil Central, desafiando a pecuária, cada vez mais, à intensificação", analisa Grubisich.

 O empresário enfatiza que permanecerá investindo na genética dos animais, aumentando ainda a capacidade de compra de bezerros para recria e terminação, em sinergia com os cultivos agrícolas e o cumprimento da legislação ambiental. "O sistema ILP é um modelo vencedor que se instalou na região. Vamos colher soja e produzir uma pastagem de qualidade excepcional para engordar o boi ", conclui.