Publicado em 04/10/2023 05h00

Suplementação nutricional impacta desempenho reprodutivo de touros, explica especialista da Champion

A pecuária evolui em direção ao contínuo aumento da oferta de carne de qualidade para atender à crescente demanda da população mundial.
Por: Jéssica Estrela

A pecuária evolui em direção ao contínuo aumento da oferta de carne de qualidade para atender à crescente demanda da população mundial. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que, em 2050, seremos mais de 9 bilhões de pessoas.

"Para proporcionar segurança alimentar, a pecuária brasileira precisa evoluir e adotar o que há de moderno em todas as áreas relativas à produção, seja sanidade, nutrição, bem-estar e reprodução animal", explica o médico-veterinário Claudio Rodrigues, Diretor Técnico e Comercial da Champion.

A parte reprodutiva da propriedade pecuária tem papel relevante nesse processo. Os touros, tanto nas centrais de sêmen, e nas propriedades, também possuem papel importante na base da cadeia produtiva. Isso pensando em mais bezerros/vaca/ano e no melhoramento genético do rebanho.

"Por isso, a saúde reprodutiva dos touros e sua qualidade espermática é crucial para o desenvolvimento da atividade", diz o especialista.

Entre os principais fatores relativos à qualidade do sêmen estão a integridade da membrana e a quantidade de defeitos totais dos espermatozoides, além de sua motilidade progressiva.

"É muito importante garantir que esses índices estejam em bom nível. Caso contrário, o touro até pode ter qualidade genética para passar ao plantel, mas isso não ocorre efetivamente devido à dificuldade na multiplicação dessa genética pois a reprodução tende a falhar", completa Rodrigues.

Pesquisas apontam que a principal vilã da qualidade espermática é a peroxidação lipídica, que contribui para a perda de motilidade e viabilidade espermática do material genético dos touros. Essa oxidação pode ser combatida por meio de uma inovadora dieta aditivada por suplementos que contribuem para garantir a atividade antioxidante, com melhoria do padrão da qualidade espermática.