Publicado em 03/10/2023 08h31

Parceria permite aos suinocultores brasileiros acesso a linhagem internacional

Empresa brasileira, que há mais de 40 anos promove o melhoramento genético, visando a excelência de suas matrizes, tem parceria sólida com a Suisag, companhia suíça especializada em melhoramento genético
Por: RuralPress - Assessoria de imprensa

Nas últimas décadas, a suinocultura brasileira tem passado por diversas transformações no caminho da profissionalização. Tal qual outros setores, o objetivo é aliar rentabilidade das granjas com os aspectos sociais e ambientais sem descuidar do bem-estar animal. Para ajudar os suinocultores a dar mais um importante passo nessa jornada, a Topgen, que há mais de 40 anos promove o melhoramento genético no Brasil, dispõe de uma parceria consolidada com a Suisag, empresa europeia referência no seu programa de melhoramento genético.

Entre os destaques dessa parceria está a linha de avós da Topgen, denominada Vênus, sendo resultado dos melhores valores genéticos das linhagens maternas das raças Landrace e Large White. “A Suisag é uma empresa suíça inovadora, que pertence à associação de produtores de suínos local. Ela foi criada e pensada para atender os três elos da cadeia produtiva. Portanto, defende os criadores e ao mesmo tempo se ajusta às preferências do consumidor e necessidades do frigorífico, aliando produtividade com alta qualidade”, destacou Beate von Staa, proprietária da Topgen.

O equilíbrio buscado pela Topgen torna a matriz Vênus mais sustentável para as granjas. Isso porque alia todos os campos essenciais para torná-la economicamente mais eficiente, como menores taxas de mortalidade, menos necessidade de mão de obra e alta produção de leitões viáveis. Além do mais, a preocupação com a qualidade da carne e com o bem-estar animal vai de encontro aos anseios dos consumidores.

Fatores como a adaptabilidade ao cenário brasileiro, alta resistência a infecções e aparelho locomotor e cascos robustos, possibilitam à Vênus uma baixa taxa de 3,9% de mortalidade. Tornando mais saudável, produtiva e com maior longevidade. Enquanto em seus leitões são observadas mortalidades de apenas 1,09% na fase de creche, uma das mais desafiadoras do sistema de produção.

No quesito produção, a Vênus se destaca mais uma vez pela capacidade de desmamar leitões com alta viabilidade. Isso é confirmado pelos 272,67 Kg/desmamados/matriz/ano, aliados a uma conversão alimentar muito competitiva com os principais players do mercado.

Segundo Beate, a melhor utilização da mão de obra é outro fator muito notável na matriz. Advém de questões como capacidade de aleitamento de grandes leitegadas, docilidade, facilidade de manejo e menor esmagamento de leitões. Esses traços comportamentais são reflexo do programa de melhoramento genético suíço, que desde 2002 trabalha a gestação, e desde 2007 a lactação das matrizes fora de gaiola. A necessidade de matrizes com esses traços faz com que a Vênus seja melhor mãe, com menor necessidade de intervenção. “Essa harmonia entre produtividade, baixas perdas por mortalidade aliadas a indicadores de qualidade de carne e carcaça, e a preocupação com uma produção sustentável, torna a Vênus a escolha mais assertiva para o futuro da suinocultura”, detalha. “A Topgen orgulha-se de desenvolver um alto padrão de qualidade, aliando a alta tecnologia à realidade brasileira”, finaliza a especialista.