Palestrantes da Rede ILPF na abertura do Intertech Agro. Foto: Huracán Filmes
A Rede ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) apresentou aos pecuaristas durante o Intertech Agro as oportunidades para a implantação de culturas como milho, soja e o capim para a criação de gado e melhora do solo para contribuir para a sustentabilidade da agropecuária brasileira.
Realizado durante a 60ª EXPO Rio Preto, o encontro apresentou na última quarta-feira, 27, tecnologias, informações sobre créditos de carbono, nutrição do solo e animal, componente florestal e facilitação de mecanismos financeiros.
“Atualmente são 17,4 milhões de hectares de área estimada com ILPF no Brasil e temos a meta de chegar a 35 milhões de hectares em 2030. Precisamos que o poder público e o setor privado estejam mobilizado para que isso possa acontecer”, afirma Felipe Martini, gerente técnico da Rede ILPF.
A Associação Rede ILPF é uma parceria público-privada, formada pelas empresas Bradesco, Cocamar, Embrapa, John Deere, Minerva Foods, Sosep, Syngenta, Suzano e Timac Agro, que tem como propósito promover e ampliar a adoção dos sistemas de Integração Lavoura- Pecuária-Floresta (ILPF) no Brasil e contribuir para a sustentabilidade da agropecuária brasileira.
“A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é a mais nova evolução do campo. Esse é o grande salto que a agricultura da região pode absorver. É uma tecnologia para pequenas, médias ou grandes propriedades, que agricultor ou pecuarista poder adotar”, afirma Francisco Maturro, presidente do Conselho Administrativo - Fundepag.
Integra SP
A abertura do Intertech Agro também teve como destaque a apresentação do Programa Integra SP, que trabalha com frentes como a capacitação de técnicos, produtores rurais e pesquisadores; definição de linhas de crédito para estimular a adoção de novos produtores; avanço em áreas demonstrativas; disseminação da tecnologia e parcerias com empresas e instituições.
Através de um painel, os participantes puderam conhecer o programa, seu case de sucesso e absorver outros conteúdos que mostram os ganhos através da adoção de tecnologias de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.
“O Programa Integra SP oferece ao produtor rural a assessoria técnica da Embrapa. Estamos cadastrando novas propriedades e buscando novos produtores para que eles passem a adotar o sistema permitindo aumento de renda, de produtividade e melhoria do meio ambiente”, afirma João Brunelli Júnior, coordenador do Programa Integra SP - CATI.
Outro ganho do programa é permitir que o produtor rural passe a produzir mais sem a necessidade de abrir novas áreas para o plantio. “A mudança de uso do solo é uma das principais causas de emissão de gases de efeito estufa. Ao manter o solo completamente coberto durante o ano todo, na mesma área, o produtor rural passa a ter maior ganho e maior produtividade”, diz Brunelli.
O Intertech Agro
O Intertech Agro é uma série de iniciativas que acontece durante a 60ª EXPO Rio Preto e visam ativar e fortalecer diversas cadeias produtivas, promovendo inovação, engajamento e conexão entre os elos do ecossistema agro. O evento vai reunir importantes nomes do agronegócio em palestras, discussões técnicas e atividades relacionadas a pecuária de corte, cana-de-açúcar e cacau, além de estratégias de manejo sustentável voltadas às cadeias produtivas de aves, leite,
ovinos e borracha.
Faz parte da programação do Intertech Agro a promoção do Turismo Gastronômico do Estado de São Paulo, através do projeto Origens e de rotas gastronômicas, o Programa Sabor de SP da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado trará produtos artesanais e pratos elaborados com ingredientes das principais regiões turísticas do estado, com a mais alta qualidade e sabor.
A EXPO Rio Preto 2023
A EXPO Rio Preto, maior feira pecuária do estado de São Paulo, chega a sua 60ª edição, em dois turnos: de 27 de setembro a 1 de outubro; e de 11 a 15 de outubro.
Além de tradicionais exposições e julgamentos de raças, leilões, feira de negócios e entretenimento para toda a família, a edição comemorativa vai sediar o inédito Intertech Agro.
O evento vai receber mais de três mil animais entre bovinos, ovinos e equinos de diferentes estados e regiões e abrigar a 20ª ExpoSind Brasil – Exposição Nacional da Raça Sindi, a 3º FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, a 16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, a 1ª Exposição Estadual do Núcleo de Pônei Brasileiro, além de Torneio Leiteiro Láctea Noroeste, julgamentos de raças e leilões de gado de corte, provas de cavalo Mangalarga e ovinos.
A EXPO Rio Preto é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
PROGRAMAÇÃO INTERTECH AGRO
(Programação sujeita a alterações)
1º TURNO - Tecnologias e inovações para mais sustentabilidade e produtividade no ciclo
agropecuário
28 de setembro - Fórum da Pecuária Sustentável
29 de setembro - Intertech Cana
InterTech Experience
Intertech Mulheres
2º TURNO – Soluções tecnológicas para produção pecuária e agrícola com eficiência e
sustentabilidade
11 a 15 de outubro – Projeto Origens
11 a 15 de outubro – Rotas Gastronômicas
11 de outubro – Intertech Aves
12 de outubro – Intertech Cacau
12 de outubro – Sabores da Inovação
13 de outubro – Intertech Clima e Irrigação
13 de outubro – Intertech Ovinos
14 de outubro – Intertech Borracha
SERVIÇO
60ª EXPO Rio Preto
1º turno - 27 de setembro a 01 de outubro | 2º Turno - 11 a 15 de outubro
Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto - R. Daniel Antônio de Freitas, 115 - Distrito
Industrial – São José do Rio Preto
Entrada e estacionamento gratuitos
https://www.exporiopreto.com.br
https://www.intertechagro.com.br
Instagram: @expo.riopreto
@intertechagro