Publicado em 20/09/2023 09h30

Peixe BR afirma que tilápia não é responsável por transmitir bactéria que resultou em amputação nos EUA

Mulher perdeu membros após comer peixe mal cozido; micro-organismo não estaria presente no habitat da tilápia
Por: Jéssica Estrela

Uma infecção por Vibrio vulnificus, bactéria encontrada em frutos do mar e peixes de água salgada, causou a amputação dos braços e pernas de Laura Barajas, uma mulher de 40 anos da Califórnia, que teria adoecido após consumir tilápia mal cozida em casa no final de julho. Essa grave contaminação a levou a entrar em coma induzido em 13 de setembro.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) dos Estados Unidos adverte que embora qualquer pessoa possa contrair essa infecção, certos grupos, como aqueles com doenças hepáticas ou imunossuprimidos, estão em maior risco. Laura comprou a tilápia em um supermercado local, preparou-a em casa e a consumiu sozinha, resultando em sua hospitalização devido à doença grave poucos dias depois.

A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) emitiu nota sobre o assunto. Confira:

Não é verdade que o consumo de tilápia crua tenha provocado danos irreversíveis nas mãos e nos pés de uma norte-americana – como a imprensa está noticiando. A bactéria Vibrio Vulnificus é específica do meio ambiente marinho é seu habitat natural, bem como várias espécies marinhas.

A Tilápia é peixe de água doce.

Lamentamos o ocorrido, porém refutamos a responsabilidade para a Tilápia. Definitivamente, a espécie não é causa do problema.

A título de informação adicional, essa bactéria é encontrada em todo o litoral do território continental dos Estados Unidos e não há dados sobre a frequência do patógeno no Brasil, segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.