Investindo em uma suinocultura cada dia mais tecnificada e próxima a quem atua no campo, a Topigs Norsvin, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de genética suína, promove, entre os dias 5 e 6 de setembro, em Xanxerê, Santa Catarina, um ‘Encontro Técnico’ focado em reprodução de suínos para colaboradores da Seara.
Temas como o papel do melhoramento genético no desempenho produtivo da TN70, a correta preparação de marrãs, pontos-chaves no manejo da futura reprodutora, fases do ciclo estral da fêmea suína e enfermidades reprodutivas serão alguns dos tópicos debatidos durante o encontro.
Segundo o diretor regional da Topigs Norsvin da América Central e do Sul, André Costa, o evento privilegia o estreitamento dos relacionamentos com os parceiros da empresa. "O conhecimento que será gerado ao longo dos dois dias visa promover, acima de tudo, confiança no trabalho desenvolvido pela Topigs Norsvin para extrair ao máximo o potencial zootécnico de nossas linhas", aponta.
O consultor Técnico Comercial da Topigs Norsvin e médico-veterinário, Henrique Wendling, está à frente do projeto e explica que o ‘Encontro Técnico’ integra as ações do programa de relacionamento Connect. “Ele permite que realizemos ações direcionadas de acordo com as necessidades dos nossos clientes. Sempre pensando em melhorar os resultados de campo e, consequentemente, a lucratividade”.
Esta é a terceira edição do encontro promovido para a Seara e, conforme destacado por Wendling, todos os anos são discutidos diferentes temas. Na edição que será realizada em setembro, as palestras irão debater a reprodução de suínos.
Serão seis apresentações direcionadas para o manejo reprodutivo e, além disso, contará com especialistas de diferentes áreas, como a gerente de Sanidade Latam da Topigs Norsvin, Heloiza Irtes; o gerente de Reprodução, Éder Batalha; a coordenadora de central, Cristina Ferrari; e o diretor Técnico Brasil, Marcos Lopes.
Um dos pontos altos é a apresentação do médico-veterinário, especialista em produção e reprodução de suínos, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rafael Ulguim. O professor ministrará a palestra sobre “Perdas reprodutivas em suínos: conceitos, fatores, pré-disponentes, diagnóstico, prevenção e controle”.
A edição 2023 do encontro será dividida em duas partes, a primeira sendo as palestras técnicas e a segunda experiências práticas, como a avaliação da qualidade do sêmen em laboratório e a avaliação do aparelho reprodutivo da fêmea suína.
A empresa de genética suína Topigs Norsvin é reconhecida por sua abordagem inovadora na implementação de novas tecnologias e pelo seu foco contínuo na produção de suínos com a melhor relação custo-benefício.
Com uma produção de 15,1 milhões de doses sêmen/ano, a melhoria contínua e fortalecimento dos produtos permitem que os clientes da Topigs Norsvin obtenham um valor agregado significativo em sua produção. O melhoramento genético da Topigs Norsvin baseia-se em dois pilares fundamentais: sustentabilidade e eficiência, que se traduzem em um programa de genética balanceado e eficiência total na alimentação.
Pesquisa, inovação e disseminação de melhorias genéticas são os pilares da empresa, que investe 30 milhões de euros em P&D ao ano.
Mais informações: www.topigsnorsvin.com.br