Publicado em 28/07/2023 10h08

Argentina finaliza semeadura de trigo no norte e sul

Quanto à cevada, foram incorporados 156 mil hectares nos últimos quinze dias.
Por: Leonardo Gottems

A semeadura de trigo da Argentina alcançou 96,4% dos 6 milhões de hectares planejados para a campanha 2023/24, após um aumento de 4,2 pontos percentuais na última semana. Em comparação com o ciclo anterior, houve um desvio de 2,4 p.p. Neste momento, 90% da área relatou condições da cultura variando de normal a boa, enquanto 1,3% está no início do ciclo de desenvolvimento.

Quanto à cevada, foram incorporados 156 mil hectares nos últimos quinze dias, com 89,5% já semeados em nível nacional. Nas regiões de Centro-Norte de Córdoba e Santa Fé, os estádios de perfilhamento estão em boas condições, com disponibilidade adequada de água e temperaturas favoráveis ao desenvolvimento da cultura. Os principais centros de produção também relataram boas condições das plantações, bem como umidade superficial suficiente para os estádios iniciais. No sul da área agrícola, as geadas tiveram um impacto, embora não significativo, na área foliar, e alguns casos de alagamento ainda estão sendo relatados.

Por fim, 68,4% da colheita de milho já foi realizada em todo o país, após um avanço semanal de 2,3 pontos percentuais. A colheita está progredindo nas áreas de cultivo mais tardias, embora com alguma umidade acima do ideal. As regiões oeste de Buenos Aires e Centro-Norte apresentam maior progresso intersemanal. No norte do país, os rendimentos estão acima dos obtidos nos principais centros de produção, embora a região também tenha sido afetada pela seca. A produtividade média é de 49,7 quintais por hectare, e a projeção de produção é de 34 milhões de toneladas, representando uma redução de 18 milhões de toneladas em relação à campanha anterior.