Publicidade
Publicado em 26/07/2023 18h15

Rússia x Ucrânia: situação promissora para as lavouras

Clima favorável impulsiona produção agrícola na Ucrânia, Belarus e Rússia.
Por: Seane Lennon - Agrolink

Chuvas generalizadas no leste Europeu proporcionaram condições ideais para o desenvolvimento de culturas de verão, de acordo com o último boletim semanal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Relatórios indicam que as condições meteorológicas continuam favoráveis, com chuvas moderadas a fortes (10-55 mm) em toda a Moldávia, oeste e centro da Ucrânia e Belarus. 

Essas chuvas melhoraram a umidade do solo para as culturas de verão em reprodução, atenuando quaisquer impactos adversos potenciais do calor anômalo desta semana (2-4°C acima da média) no sudoeste.

Na Rússia ocidental e central, a situação também foi promissora. A precipitação variou de moderada a forte (10-100 mm, localmente mais), impulsionando o fornecimento de umidade para o enchimento de grãos de primavera ao leste, ao mesmo tempo em que sustentou condições favoráveis para culturas de verão mais tardias em estágio vegetativo e reprodutivo mais a oeste.

Contrapondo-se à situação de precipitação intensa, a Rússia sudoeste e a Ucrânia sudeste experimentaram um tempo mais seco, mas ameno (1-3°C abaixo da média). Essas condições proporcionaram um ambiente quase ideal para o crescimento reprodutivo de milho e girassóis, especialmente após um mês de junho particularmente úmido.

Essas condições climáticas favoráveis são vitais para a produtividade agrícola da região. As chuvas regulares e bem distribuídas beneficiam diretamente o desenvolvimento das culturas, ajudando a prevenir o estresse hídrico e mantendo a umidade do solo em níveis adequados. Por outro lado, temperaturas ligeiramente mais frescas em determinadas regiões ajudam a mitigar os efeitos de uma estação úmida excessiva, proporcionando equilíbrio para o crescimento das culturas.

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.*