Publicado em 21/07/2023 12h43

Futuros dos EUA mergulham durante a noite

Os contratos futuros de trigo subiram mais de 10%.
Por: Leonardo Gottems

Grãos e soja caíram nas negociações durante a noite com realização de lucros depois que os preços subiram nesta semana. Os futuros subiram durante grande parte da semana depois que a Rússia saiu da Iniciativa de Grãos do Mar Negro e começou a bombardear portos na Ucrânia, destruindo grãos e infraestrutura.

Moscou disse que qualquer navio que saia de portos ucranianos será alvo, enquanto a Ucrânia sugeriu que navios que saiam de portos russos são considerados uma ameaça. As forças russas, que sitiaram a Ucrânia desde fevereiro de 2022, bombardearam os portos do Mar Negro durante toda a semana depois de abandonar a iniciativa projetada para manter o fluxo de produtos agrícolas em uma tentativa de reduzir os preços dos alimentos e a fome mundial.

Os contratos futuros de trigo subiram mais de 10% na semana anterior à sessão da madrugada e o milho e a soja registraram ganhos de um dígito até quinta-feira, mas os investidores que estavam comprados no mercado ou apostaram em preços mais altos venderam contratos e registraram lucros após a corrida desta semana.

Os preços também podem cair durante a noite, depois que o US Drought Monitor divulgado ontem mostrou a porcentagem de Iowa e Illinois, os maiores produtores de milho e soja nos EUA, vendo as condições de seca diminuírem.

Cerca de 78% de Iowa estava sofrendo com a seca em 18 de julho, abaixo dos 87% da semana anterior, disse o monitor. Ainda assim, apenas 32% estavam sob seca há três meses. Sessenta e seis por cento de Illinois estava enfrentando seca esta semana contra 83% sete dias antes, de acordo com o monitor. Zero por cento estava sofrendo com a seca em meados de abril.