Publicado em 12/07/2023 20h33

Agrinho 2023 tem recorde de escolas inscritas

Cerca de 150 mil alunos de 572 escolas participam do programa este ano.
Por: Famasul - Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul

O programa Agrinho do Senar/MS chega em 2023 com aproximadamente 150 mil alunos inscritos de escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul. Com parceria das secretarias de educação e os Sindicatos Rurais, foram alcançados 76 municípios e 572 escolas do estado.

De acordo com a analista educacional, Andreia Rodrigueiro, coordenadora do programa, o objetivo é fortalecer aos alunos uma base sólida de conhecimento em várias disciplinas, permitindo-lhes adquirir habilidades essenciais para sua vida, tanto no ensino de escolas do meio rural quanto urbanas.

“Um projeto educacional bem planejado e implementado desempenha um papel crucial na formação dos alunos, fornecendo conhecimento, habilidades e oportunidades de crescimento pessoal. Ao mesmo tempo, ele apoia e capacita os professores, fornecendo-lhes orientação pedagógica, desenvolvimento profissional e suporte necessário para promover uma educação de qualidade”, afirma.

A atuação dos instrutores como agentes facilitadores das metodologias do Agrinho auxilia na abrangência do programa, para que fosse possível alcançar praticamente todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

Andreia ainda destaca que o grande número de inscrições é um bom indicativo de crescimento do Agrinho. “Considerando que passamos por dois anos de pandemia e que todo o ano de 2022 foi totalmente online, é surpreendente constatar que este ano registrou um número recorde de adesões das escolas do nosso Estado desde o início do programa. Por isso é fundamental agradecer aos diretores, coordenadores e professores nesse processo de adesão das escolas”, finaliza.

Agrinho – O maior programa de responsabilidade social do Senar/MS incentiva à descoberta do agro e seus pilares de cidadania e sustentabilidade para as crianças e jovens. Na prática, a iniciativa promove a conexão campo-cidade, levando para a sala de aula informações sobre a produção agropecuária, com o intuito de despertar a consciência coletiva e incentivar a descoberta do setor com conceitos de cidadania e sustentabilidade.

Além de conhecimento, escolas, professores e alunos participantes do Programa podem ser premiados com o Concurso Agrinho, que reconhece os melhores trabalhos desenvolvidos durante o ano. Desde 2014, a metodologia já foi apresentada para quase 800 mil alunos, 36 mil professores e 2.100 escolas. Mais de 500 premiações já foram entregues nas categorias: Desenho, Redação, Experiência Pedagógica e Escola Agrinho.

Publicidade