Publicado em 08/07/2023 12h11

Inovações do vinho agroecológico da Apta Regional estão expostas à população no Festival das Cerejeiras 2023

Em sua 26ª edição, o Festival, que comemora o 115º aniversário da imigração japonesa no Brasil, continua nos dias 8 e 9 de julho de 2023 (sábado e domingo), em São Roque - SP.
Por: Lisley Silvério

Celebrando as tradições da rica cultura japonesa, em meio a um campo de floração de cerejeiras, se encontra o espaço da Expo Agro Bunkyo, que conta com empresas e instituições que apoiam o 26º Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri, no Parque Bunkyo Kokushikan em São Roque. Dentre os apoiadores, está a APTA Regional, Instituição de ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, que expõe à sociedade suas tecnologias em prol do agronegócio paulista e brasileiro.  Em exposição no próximo fim de semana, dias 8 e 9, a APTA Regional continuará com a difusão da tecnologia do projeto Vinho Agroecológico. Nesta festa, está sendo possível apresentar aos visitantes e, principalmente, ao pequeno e médio produtor, os resultados do projeto, desenvolvido na unidade da APTA Regional de São Roque, munícipio que sedia o evento.

O Projeto Vinhedo Agroecológico atende a demanda de pesquisa agroecológica regional. O principal foco é responder ao setor produtivo se é possível produzir uvas orgânicas em São Roque, para produção de suco e vinhos orgânicos, e qual a viabilidade econômica.

O trabalho é desenvolvido desde 2018, em parceria com o Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho), a Prefeitura da Estância Turística de São Roque e o Curso de Viticultura e Enologia do Instituto Federal de São Paulo (Campus de São Roque). 

Segundo o pesquisador Wilson Tivelli, a primeira fase do projeto, que visou responder se era viável produzir uvas para a indústria em sistema orgânico, “foi devido aos turistas, que visitam as vinícolas de São Roque, demandarem, cada dia mais, por suco e vinhos orgânicos”. 

Tivelli ressalta que há uma grande relevância, na área turística, pois o impacto virá no aumento do número de vinhedos em São Roque, reestabelecendo a paisagem rural que o turista tanto procura ao visitar o município. Já para o Estado, o impacto estará no aumento da arrecadação de impostos pelo aumento da produção de uvas e derivados e, consequentemente, reduzir a exportação de ICMS para outros estados brasileiros, em especial, o Rio Grande do Sul. “O projeto ainda está em andamento e visa responder questões sobre a viabilidade econômica do cultivo de uvas em sistema agroecológico em São Roque”, reforça o pesquisador.

O diretor-geral, Daniel Gomes, enfatiza que as pesquisas e inovações da APTA Regional visam o desenvolvimento sustentável do meio rural, o crescimento econômico do PIB do Agro Paulista e a modernização do agricultor, sempre respeitando o ambiente. “A atuação descentralizada da APTA Regional [em diversas regiões do estado de São Paulo] aproxima a pesquisa das diferentes cadeias produtivas”, comenta Gomes.

Na unidade de pesquisa da APTA Regional de São Roque, são desenvolvidos projetos com vinhedos em sistema orgânico de produção e produção de sementes orgânicas de cereais (milho e soja). Os trabalhos visam o fortalecimento de parcerias estratégicas público-privadas, além de levar incentivo aos mercados locais [circuitos curtos], para pequenos e médios agricultoras e agricultores.

O Festival

Do 26º Festival das Cerejeiras participam ainda a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), com técnicos extensionistas para atender ao produtor que queira ter acesso às linhas de crédito do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP). No espaço há sementes e mudas variadas com tecnologia disponível a qualquer produtor e interessados. Há também a presença do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) e da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp-SAA). E o Departamento de Sustentabilidade Agroambiental com a exposição de produtos apícolas.

O festival iniciou no dia 1º, e continua dias 8 e 9, das 10 às 17 horas, oferecendo atrações para os admiradores da cultura japonesa. No primeiro dia, esteve presente o secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Antonio Junqueira, participando das apresentações típicas culturais e realizando visita ao espaço, acompanhado do vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, e do secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcelo Branco, além do coordenador da APTA, Carlos Nabil, do cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Kuwana Ryosuke, do prefeito de São Roque, Marcos Issa, e de autoridades municipais.

Publicidade