Publicado em 15/06/2023 21h13

Governo de MS reforça contribuições feitas a estudo da ANTT no processo de relicitação da Malha Oeste

Por: Semadesc - Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação

Em Brasília na terça-feira (13), o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) acompanhou o governador Eduardo Riedel em reunião com Rafel Vitali, diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e tratou do andamento do processo de relicitação da Ferrovia Malha Oeste, trecho ferroviário com extensão total de 1.625,30 km que corta Mato Grosso do Sul de Leste (Três Lagoas) a Oeste (Corumbá).

Jaime Verruck lembrou das contribuições feitas pelo Governo do Estado em audiência pública da ANTT sobre o processo de relicitação da Malha Oeste. “A ANTT informou que o período de contribuições encerrou e a consultoria contratada pela Agência vai elaborar um novo escopo, com base nas contribuições feitas. O Governo do Estado solicitou a inserção do trecho de ferrovia ligando Campo Grande a Ponta Porã no projeto, a manutenção de bitola estreita e o acesso a Santos. Em 30 dias, com a elaboração desse novo escopo, levando em consideração as nossas contribuições, o Governo deve ser chamado pela ANTT”, informou o secretário.

De acordo com o titular da Semadesc, foi importante a realização das audiências públicas para o andamento do processo de relicitação da Malha Oeste, “mas tem de ser aprimorado o estudo. O governador Eduardo Riedel destacou a necessidade da ferrovia e que ela é prioritária para atender a logística e o crescimento de Mato Grosso do Sul. Trata-se de um modal imprescindível para o Estado e que está se subestimando o volume de carga no Estado, por isso as nossas contribuições têm de ser levadas em conta”, finalizou.

Publicidade