Publicado em 16/06/2023 08h36

Planejamento e tecnologia são aliados para o sucesso da atividade pecuária nas fazendas

Automação da contenção bovina é uma estratégia que ajuda o pecuarista a otimizar os manejos dos bovinos
Por: Assessoria de Imprensa

O gerenciamento da atividade pecuária cada vez mais ocupa um espaço fundamental no sucesso dos negócios de uma propriedade com foco na criação de bovinos. Planejamento, organização, manejo racional e tecnologia são ferramentas que ajudam os pecuaristas a nortearem o dia a dia das fazendas, com o objetivo de alcançarem o êxito dos serviços executados por elas.

Antecipar o mapeamento dos períodos mais intensos do ano em que ocorrem atividades no estabelecimento pecuário permite uma melhor coordenação dos profissionais envolvidos, dos recursos a serem utilizados, das estratégias de preparo dos animais e do ambiente do manejo, para que tudo seja feito respeitando o bem-estar dos animais e, consequentemente, dos humanos.

“Boas práticas de manejo e tecnologia são aliadas dos produtores rurais nesse processo, por oferecerem praticidade, segurança, ergonomia e, no caso dos recursos tecnológicos, controle de toda a rotina, envolvendo custos, estrutura e mão de obra, e dos processos pecuários na mão do fazendeiro”, detalha o Gerente Comercial da Beckhauser, Gustavo Lazarin.

De acordo com o profissional, o pecuarista faz as escolhas pertinentes à sua fazenda considerando o número de animais que ela possui e calculando a quantidade de manejos que serão realizados. “Por exemplo: um produtor que tem um rebanho de mil cabeças e faz inseminação artificial em tempo fixo (IATF) levará esses animais para o curral pelo menos seis vezes no ano. Falamos, então, de seis mil manejos. Por isso, o planejamento das atividades e todas as escolhas devem ser baseadas em ferramentas que contribuam para essa proposta e resistam a esse volume de manejo”, complementa.

Como a automação contribui para isso?

Quando o manejo envolve a contenção dos bovinos, por exemplo, a automação é um diferencial que contribui para otimizar a execução das tarefas, reduzir o estresse do rebanho e facilitar a operação para o colaborador.

“Automatizar o processo de contenção nas fazendas é uma estratégia adequada para o pecuarista que busca potencializar seus resultados, ao mesmo tempo que contribui para o bem-estar animal e humano e a sustentabilidade do meio ambiente e do seu negócio como um todo”, aponta Lazarin.

A partir do uso desse tipo de recurso, o produtor pode otimizar o trabalho com menor número de funcionários no centro de manejo, além de reduzir o tempo gasto e alcançar mais produtividade, minimizando os erros da contenção, evitando pancadas nos animais, diminuindo o risco de acidentes de trabalho e proporcionando um rendimento melhor do colaborador, que fica menos cansado ao final do dia e faz um trabalho mais eficiente.

Nesse sentido, a Beckhauser, indústria paranaense produtora de bretes de contenção para bovinos, possui em seu portfólio soluções em automação para auxiliar os produtores rurais que buscam processos e manejos mais eficientes em suas propriedades.

“As contenções automatizadas que disponibilizamos aos pecuaristas são totalmente customizáveis e se adaptam ao perfil de atividade pecuária desenvolvida na fazenda e à capacidade de investimento de seu proprietário. Essa é uma característica que permite a otimização do uso do produto para as necessidades específicas de cada propriedade, possibilitando um retorno assertivo para o êxito do negócio como um todo”, finaliza Lazarin.

O site da Beckhauser permite que os produtores montem e personalizem seus equipamentos de contenção, escolhendo os atributos e opcionais que mais se adequam às tarefas realizadas ao longo do calendário pecuário. 

Sobre a Beckhauser  

A Beckhauser inova, industrializa e difunde tecnologia para uma pecuária sustentável, buscando oferecer ao mercado soluções que aprimorem a produtividade no manejo e a qualidade dos resultados da produção, cuidando do bem-estar animal e humano. A empresa vem, há anos, ditando tendências de inovação no segmento e oferece hoje um amplo portfólio de equipamentos de contenção tradicionais e automatizados, da fazenda ao frigorífico, além de parcerias com equipamentos de controle e pesagem eletrônica. Mais informações: www.beckhauser.com.br.