Publicado em 14/06/2023 15h06

Com tecnologia de produção 3D, alimentadores automáticos revolucionam a indústria de aquicultura

Utilizando uma produção em três dimensões, a inovação tem contribuído para a fabricação de equipamentos cada vez mais adaptáveis e de alta qualidade para o setor aquícola
Por: Assessoria de Imprensa

Em meio às águas tranquilas da aquicultura, surge uma onda de inovação impulsionada pela tecnologia de impressão 3D. Revolucionando a alimentação dos peixes, a novidade, que tem sido utilizada na fabricação de alimentadores automáticos para diversos tipos de criações, vem resultando em vantagens significativas, como a redução de custos em comparação aos métodos convencionais e a possibilidade de personalização, fatores que agregam diferenciais ao mercado aquícola.

Contribuindo para a alimentação automática no manejo de alevinos, passando por grandes criações em aquicultura, uso doméstico com cães e gatos, até o trato automatizado nas culturas ovinos, caprinos, equinos e bovinos, com dosagens exatas e programadas, a tecnologia tem oferecido avanços notáveis no atendimento a uma ampla gama de necessidades da piscicultura, incluindo o fornecimento de ração em pó, o que até então era uma “deficiência do setor” com rações de gramaturas maiores de até 25 milímetros.

Única empresa do mercado com alimentador automático homologado pelo INMETRO, a Nuter Alimentação Automática Animal tem utilizado a impressão 3D para fabricar seu sistema exclusivo de dosadores, o T.O.S.S (Transporte Ondulatório de Sólidos Secos), que compõem a estrutura dos alimentadores automáticos, também conhecidos como Nuter.  

“Essas impressoras são capazes de operar a uma temperatura de 285°, garantindo a fusão adequada do material e a qualidade das peças produzidas. Além disso, toda a tecnologia empregada é focada em padrões de segurança alimentar, garantindo que os alimentadores sejam fabricados sem aditivos prejudiciais e atendam aos mais altos padrões de qualidade”, relata Thiago Souza Pinto, Head em Desenvolvimento de Produto da Nuter.  

Ele destaca que à medida que a tecnologia da impressão 3D evolui, a expectativa é de mais avanços para o campo da autoalimentação automática na aquicultura e em outros tipos de criações, que poderão usufruir de formato muito mais rentável para o produtor, aliando economia de tempo com um sistema sustentável.

“Essa flexibilidade é essencial para os criadores de peixes, pois permite adaptar a alimentação às demandas específicas de diferentes espécies e estágios de crescimento. Com a combinação da impressão 3D e a busca contínua por soluções adaptadas às necessidades dos criadores e da indústria de aquicultura, podemos esperar um futuro promissor, com alimentadores automáticos cada vez mais eficientes, personalizados e eficazes na alimentação dos peixes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor”, enfatiza Pinto.

Tecnologia “Made in Brazil”

Com DNA 100% brasileiro, a Nuter tem desenvolvido e pensado na adaptação de suas produções com equipamentos baseados nos princípios da indústria 4.0 e nos conceitos ESG. Podendo atuar em ambientes urbanos e rurais, fazendo uso de energia solar ou elétrica, os alimentadores automáticos podem atender todos os modelos de criações de animais, como destaca a consultora de gestão e inovação da empresa, Daniela de Abreu Santos.

“Todas as tecnologias Nuter nascem e estão fundamentadas na produção, de uma forma facilitadora e versátil, com um formato econômico para os produtores de qualquer porte e dimensionável para a necessidade de qualquer produção. Nossos equipamentos apresentam uma redução drástica nos esforços de logística, o que garante nossa presença em todo o País”, explica Daniela.

Ela relata que a capacidade de atuar com vários tipos de criações foi uma opção muito pensada e aprimorada dentro da companhia para atender mercados como o pet, que vem em ascendência. “A Nuter tem um comprometimento com quesitos de qualidade e segurança, pontos que são muito importantes para um mercado tão sensível como o pet. Nós preparamos e trabalhamos esses itens com muita tranquilidade, com produções que consideram as dimensões desse mercado”, reitera a consultora de gestão e inovação da Nuter.

Adaptabilidade que tem conquistado o mercado

Apresentando uma tecnologia de fácil instalação em diferentes ambientes, proporcionando praticidade e eficiência para atender às demandas específicas do mercado, a Nuter tem se destacado como um dos impulsionadores da nova era da piscicultura brasileira, como destaca o presidente do Conselho Deliberativo da Peixe-SP, Emerson Esteves.

“A piscicultura brasileira nos últimos tempos está passando por uma transformação gigante em termos de transformações tecnológicas e o mais interessante é que são empresa genuinamente nacionais, que estão levando essas inovações a campo. A Nuter é uma delas, com alimentadores de pequeno e grandes volumes, trabalhando com energia fotovoltaica, que contribuem bastante para o pequeno e os grandes produtores e permite a instalação em qualquer viveiro, independentemente do tamanho e da localidade. Tudo isso é de extrema importância para o desenvolvimento da atividade”, comenta Esteves.

Ele completa frisando que a capacidade de atender vários nichos de mercado, com uma programação de fácil operação e com um custo menor, é um grande diferencial no dia a dia do produtor.

“A tecnologia da Nuter é uma ferramenta muito interessante, com um equipamento validado pelo INMETRO, o que representa qualidade e segurança para o produtor. A forma como ele está sendo apresentado para o mercado é fantástica, com disponibilidade de vários modelos, utilizando energia fotovoltaica, o que atende as necessidades do mercado, que é muito dinâmico, com uma demanda gigante, com diversas espécies e formas de cultivo diferentes”, conclui o presidente do Conselho Deliberativo da Peixe-SP.

Sobre a Nuter

A Nuter, spin-off brasileira que faz parte do Grupo OFFTEX, está localizada no Bom Retiro em São Paulo (SP) e se destaca por ter em seu DNA a inovação.  A empresa une a mais alta tecnologia existente nos processos de impressão 3D ao mercado de alimentadores automáticos para animais, trazendo inovação para o segmento e garantindo soluções que atendem a todas as produções com segurança e eficiência.