Publicado em 14/06/2023 14h55

Curso "Enfermidades das aves: virais e bacterianas" será promovido pela FACTA em Valinhos (SP)

Realizado de forma presencial, o evento propiciará uma série de debates sobre patologia, epidemiologia e ações de prevenção e controle
Por: Assessoria de Imprensa

O reforço das diversas informações sobre as principais doenças presentes na avicultura será abordado no evento “Enfermidades das aves: virais e bacterianas”, que será promovido pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA), no dia 05 de julho, no Hotel Blue Tree, em Valinhos (SP).

Trazendo ao debate o panorama atual da doença de Gumboro, Micoplasmas, Coriza, Bronquite e Pasteurella e outras enfermidades, o encontro reunirá um time de especialistas em sanidade avícola.  O médico veterinário e membro do corpo técnico da FACTA, Gustavo Schaefer, destaca que o objetivo do evento é unir a agroindústria e os médicos veterinários nas diversas discussões sobre as enfermidades que estarão em pauta. 

“Queremos trazer uma atualização sobre temas muito bem selecionados pelo corpo técnico da FACTA. Além de falar sobre algumas enfermidades específicas, a ideia é dar um passo a mais e promover um debate que possa dar subsídio ao profissional da agroindústria e aos veterinários sanitaristas sobre patologia, epidemiologia e ações de prevenção e controle. Estes tópicos estão interligados e são fundamentais para a promoção da saúde das aves em toda a cadeia”, explica Schaefer.

Ele também reitera que a programação trará um grupo de especialistas em sanidade avícola que apresentarão informações atualizadas sobre os cuidados necessários no dia a dia do setor. “O nosso corpo técnico é bastante robusto, está distribuído e possui alcance por toda a avicultura nacional, permitindo uma leitura clara dos principais desafios e preocupações do dia a dia do produtor. Escutar a agroindústria, os profissionais nela inseridos e os guardiões da sanidade dos nossos rebanhos, facilita a escolha mais assertiva dos temas a serem abordados”, aponta o médico veterinário.  

Reforço dos cuidados

Com o Brasil vivendo um cenário de elevação dos cuidados sanitários, após as primeiras detecções de casos de Influenza Aviária em aves silvestres, o evento também funcionará como um agente de reforço à prevenção às enfermidades, como aponta Schaefer.

“É sabido que em regiões endêmicas, que convivem diariamente com a Influenza Aviária, as demais enfermidades que afetam as aves promovem um papel importante, em que a prevenção de uma pode afetar a não ocorrência de outra. Normalmente nestas regiões, a Influenza Aviária não age sozinha: ou ela abre porta para que outras enfermidades ocorram ou as outras enfermidades que abrem porta para a Influenza. Como vivemos uma situação em que a Influenza, aqui no Brasil, foi detectada apenas em aves silvestres, cuidar das enfermidades nas aves de produção, de forma abrangente, também ajuda a prevenir que ela passe do meio silvestre para o meio produtivo”, conclui o membro do corpo técnico da FACTA.

Serviço

Enfermidades das aves: virais e bacterianas

Data: 05 de julho, das 8h30 às 17h10

Local: Hotel Blue Tree - Av. Invernada, 3237 – 1º andar – Parque Nova Suíça, Valinhos (SP).

Link para inscrições: https://eventos.facta.org.br/virais-bacterianas2023/

Sobre a FACTA

A Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas - FACTA - é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de agosto de 1989, que incorpora e amplia atividades técnicas e científicas. Tendo como foco o fomento e a difusão de conhecimento e tecnologias aplicáveis à avicultura.

Para mais informações acesse: www.facta.org.br.