Publicado em 13/06/2023 22h29

Nutrição adequada ajuda a fortalecer imunidade e traz ganhos de produção ao Girolando

Médico-veterinário destaca que ração balanceada é essencial para a saúde, aumenta a produção de leite e permite a máxima expressão do potencial genético do rebanho.
Por: Assessoria de Imprensa

A boa nutrição é a chave para o desenvolvimento do gado Girolando, responsável por 80% da produção de leite nacional e pelo maior rebanho entre as raças leiteiras no Brasil. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, de 1989 a 2022, o banco de dados da entidade contabilizou mais de 2,1 milhões de registros genealógicos de animais. Entre os diferenciais da raça estão: alta produtividade, rusticidade, precocidade, fertilidade, longevidade e alta capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e clima. 

FÉ FIV F2, campeã vaca jovem e grande campeã da raça GIR do torneio leiteiro da Megaleite 2023. Foto: Divulgação/Guabi

Devido às condições climáticas favoráveis, a criação de Girolando está espalhada pelo país, do Norte até o Sudeste. “Hoje, é a raça que mais cresce no Brasil em função da evolução no melhoramento genético e da qualidade nutricional oferecida aos animais”, destaca o médico-veterinário Wesley de Almeida Lucindo, gerente regional de vendas da Guabi Nutrição e Saúde Animal. Segundo ele, o fornecimento de uma ração balanceada com ingredientes de alta qualidade garantirá um gado mais saudável. “Quando está com o sistema imunológico fortalecido, o animal adquire maior resistência a doenças e carrapatos; assim, produz maior quantidade de leite e tem condições de expressar todo o seu potencial genético”, aponta. 

Os resultados da adoção de rações que contém todos os nutrientes necessários para cada fase do desenvolvimento dos bovinos da raça Girolando foram demonstrados na 18ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite), realizada entre os últimos dias 7 e 10 de junho no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). Criadores que utilizam soluções nutricionais tecnológicas foram os campeões das diversas competições e dos julgamentos de morfologia realizados ao longo do evento. É o caso da FÉ FIV F2, campeã vaca jovem e grande campeã da raça GIR do torneio leiteiro, com média de 52,276 kg. De propriedade de Flávio Abranches Barreto, da Matter Agro, de Inhapin (MG), o animal é alimentado há oito anos com a linha de rações da Guabi. Também cliente da empresa, foi premiada como reservada melhor fêmea jovem 1 ⁄ 2 sangue Pitanga FIV Bandoli, pertencente a Luiz Carlos Bandoli, de Natividade (RJ).

Presente no mercado brasileiro desde 1974, a Guabi desenvolve produtos inovadores e sustentáveis com níveis nutricionais adequados para o desenvolvimento dos animais, desde bezerras até vacas adultas, com tecnologias como milho laminado, adição de vitaminas, adsorvente de micotoxinas, prébióticos, probióticos, além da presença de microminerais orgânicos em suas formulações. No estande da Megaleite, as equipes técnica e de vendas receberam clientes, prospectaram novos negócios e esclareceram dúvidas sobre o uso das soluções. 

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer rações para as diferentes etapas da criação de gado leiteiro, como: Rumileite (ração pré inicial para bezerras), Rumina Starter (para bezerras), Lactage 20% e 28% (para novilhas), Lactage 22% laminada, Lactage 24% HP e a Guabitech Lactage Torneio (para vacas especializadas de alto potencial de produção e que fazem parte da dieta dos animais vencedores mencionados acima). Para mais informações, acesse http://guabibovinos.com.br/