Publicado em 02/06/2023 16h30

FACTA promove "Workshop: Colheita, Necropsia e Envio de Amostras de Aves para Diagnóstico Laboratorial" de forma on-line

Com inscrições abertas, o evento vai reunir especialistas do setor de sanidade avícola para falarem detalhadamente dos pontos relevantes, desde colheita de amostras até os diagnósticos laboratoriais
Por: Assessoria de Imprensa

Os procedimentos da colheita ao diagnóstico laboratorial, a necropsia, o atendimento às notificações das suspeitas de Influenza Aviária e a atuação do Serviço Veterinário Oficial serão abordados no “Workshop: Colheita, Necropsia e Envio de Amostras de Aves para Diagnóstico Laboratorial”, promovido pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA), no dia 13 de junho, de forma 100% on-line. Com inscrições já abertas, o evento reunirá especialistas do setor de sanidade avícola para abordar as habilidades necessárias para identificar e monitorar as principais doenças avícolas.

Palestrando sobre a temática “Exame Clínico, Colheita de Amostras, Necropsia e Envio ao Laboratório”, que também dá nome ao workshop, o médico-veterinário, membro do Corpo Técnico da FACTA e diretor-técnico do laboratório de diagnóstico MercoLab, Alberto Back, comenta que o desenvolvimento de um programa de monitoria sanitária eficaz é primordial para as empresas prevenirem as perdas econômicas na produção.  

“Considerando a avicultura de alta performance dos dias atuais, torna-se vital o desenvolvimento de um programa de monitoria sanitária. As empresas que não têm, estão expostas aos altos riscos que podem resultar em grandes perdas econômicas. Um bom programa de monitoria sanitária envolve todos os elos da cadeia: matrizes, incubatório, campo (integração), fábrica de ração e frigorífico”, enfatiza Back.

Com mais de 40 anos de atuação em sanidade avícola e laboratório veterinário, o profissional aponta que o procedimento de necropsia continua sendo a principal ferramenta para ajudar os médicos-veterinários e produtores no monitoramento e diagnóstico, com auxílio de exames laboratoriais complementares.

“Primeiro e, acima de tudo, é importante ter conhecimento sobre as doenças de aves e o programa de monitoria estabelecido. Saber o histórico clínico do lote e da região, ser capaz de realizar a necropsia e saber que amostras coletar para as possíveis enfermidades. Os achados de necropsia geralmente são complementados por resultados laboratoriais, por isso é necessário ter conhecimento dos exames disponíveis e saber interpretá-los”, explica o membro do Corpo Técnico da FACTA.  

Descarte de doenças

Falando do contexto atual do Brasil, que enfrenta um cenário de casos de Influenza Aviária detectados em aves silvestres, Back reforça que a necropsia é um procedimento indispensável para o monitoramento das doenças em aves comerciais.

“Quando o assunto é Influenza Aviária (IA), a contribuição da necropsia está mais para descartar outras doenças e servir para a colheita de material para laboratório. A Influenza de Alta Patogenicidade produz manifestação clínica, com elevada mortalidade e de forma aguda, que torna a necropsia ainda importante, mas menos relevante. Por isso, vale o lembrete: em caso de suspeita de IA de alta patogenicidade esta deve ser comunicada imediatamente ao serviço oficial”, informa Back.

O diretor-técnico do laboratório de diagnóstico MercoLab explica como os produtores podem contribuir para o diagnóstico e monitoramento das principais doenças avícolas. “A principal contribuição é seguir o programa de biosseguridade estabelecido. Além disso, devem estar atentos para qualquer comportamento atípico (mortalidade, sinais de doenças, queda de performance etc), o qual deverá ser imediatamente comunicado ao sanitarista responsável”, conclui o médico-veterinário.

Serviço

Workshop: Colheita, Necropsia e Envio de Amostras de Aves para Diagnóstico Laboratorial

Data: 13 de junho, das 9h30 às 16h40

100% On-Line

Link para inscrições: https://eventos.facta.org.br/necropsia2023/

Sobre a FACTA

A Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas - FACTA - é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de agosto de 1989, que incorpora e amplia atividades técnicas e científicas. Tendo como foco o fomento e a difusão de conhecimento e tecnologias aplicáveis à avicultura.

Para mais informações acesse: www.facta.org.br.