Publicado em 30/05/2023 15h37

Com primeiras instalações em Goiás, Lely lidera automatização de fazendas leiteiras na região

Com destaque para o empurrador de alimento Lely Juno, a empresa também realizou a primeira instalação do Astronaut A5, robô de ordenha automatizada
Por: Assessoria de Imprensa

Um rebanho que possui uma alimentação eficiente apresenta efeitos positivos na saúde das vacas e na produção de leite, por exemplo. Atentos a isso e na importância de se investir em tecnologia em seus negócios, os produtores do estado de Goiás têm aderido, de maneira crescente, as soluções oferecidas pela Lely, empresa holandesa, com sede em Carambeí (PR), referência em automação para pecuária leiteira. 

Com um trabalho que teve início há um ano, o destaque de vendas da região é o empurrador de alimento Lely Juno. Equipado com um software inteligente, o robô calcula, por meio de sensores, a distância necessária até o cocho. Esse cálculo é feito com base na quantidade de alimento no cocho e sua resistência.

“Como sempre há alimento no cocho, os animais podem comer a qualquer hora do dia ou da noite, o que propicia uma maior eficiência alimentar, melhora da saúde ruminal e diminuição da competição, por exemplo. Além disso, a diminuição do estresse resulta em animais mais saudáveis e, consequentemente, contribui para o aumento da qualidade e quantidade da produção”, explica o diretor comercial do Lely Center Orizona, Ricardo Goulart.

Quanto a utilização, Goulart destaca a facilidade oferecida. “O funcionamento do Juno é simples. O produtor insere a rota, a distância mínima até o cocho, a frequência de empurrar o alimento e o tipo de alimento por grupo. Com base nesses dados, o robô determina o nível da resistência e a força com a qual empurrar.”

De olho no futuro

O diretor comercial conta que, até o momento, 18 unidades do Juno já foram vendidas e 12 instaladas. “Esta evolução é um forte indicativo de que os produtores têm acompanhado o novo modelo de negócio do agro como um todo, que, cada vez mais, requer inovação e tecnologia”, diz.

As soluções automatizadas são implantadas não somente para facilitar e melhorar a produção, mas também para gerar o maior controle e direcionamento de gestão das propriedades – um ponto fundamental para evitar possíveis problemas e para oferecer um entendimento mais amplo sobre as melhores oportunidades e ganhos.

Outro exemplo que demonstra essa mudança de cenário em Goiás é o crescente interesse dos produtores pelo robô de ordenha Lely Astronaut A5. “Até o início do próximo ano, sete fazendas terão o sistema instalado, e a primeira instalação já feita, inclusive, marcou a chegada da ordenha automatizada na região, pois, até então, não havia nenhuma propriedade com essa tecnologia”, compartilha Ricardo.

Além de oferecer um consumo de energia mais econômico, comparado com os sistemas de ordenha tradicional, o Lely Astronaut A5 fornece, diariamente, os índices de produtividade por animal, dados do leite ordenhado - como gordura, proteína e temperatura -, e informações estratégicas, como tempo preciso para inseminação e intervenção em enfermidades. 

“Estamos com um aumento bem expressivo e a tendência é melhorar ainda mais, porque assim como há muitas pessoas que chegam diretamente para comprar, existem outras que se interessam e se programam para realizar a compra assim que possível”, complementa.

De acordo com o gerente regional para Minas Gerais e Goiás da Lely, Maurício Rodrigues, a automação tem representado um ponto de virada para os pecuaristas. “O momento atual é de grandes transformações em modelos de negócios e também por isso é uma oportunidade para melhorar o manejo e alcançar novos índices produtivos. Estamos muito felizes com os resultados já alcançados em Goiás e esperamos continuar trazendo o futuro para dentro das porteiras do estado”, finaliza.

Sobre a Lely

A Lely, fundada em 1948, direciona todos seus esforços para a criação de um futuro sustentável, lucrativo e agradável na fazenda. Focada nas vacas, a empresa desenvolveu robôs profissionais e sistemas de dados que aumentam o bem-estar, flexibilidade e a produção diária dos animais na fazenda.

Por mais de 25 anos, a Lely tem liderado as vendas e serviços no segmento de automação na produção leiteira, ajudando no sucesso diário dos produtores ao redor do mundo. Diariamente, a Lely inspira seus funcionários a oferecerem aos seus clientes soluções inovadoras e a construírem uma parceira de confiança de longo prazo, através de orientações e suporte. Com sua sede na Holanda e uma rede mundial de Lely Centers dedicadas localmente para serviços de vendas e suporte personalizados, o grupo Lely está presente em mais de 45 países e emprega mais de 1.600 pessoas.

Para mais informações acesse: https://www.lely.com/br/