A aproximação e interação entre indústrias de insumos agrícolas, revendas e cooperativas são aspectos de extrema importância para o funcionamento eficiente e sustentável do setor agrícola. Também é crucial no fornecimento de insumos necessários aos agricultores para a produção de alimentos e fibras.
São afirmações que parecem um tanto óbvias, mas que na prática envolvem soluções tecnológicas pensadas e desenvolvidas para que a comercialização entre esses agentes se torne real, mais ampla e facilitada. Hoje, esse é um papel desempenhado pela startup AgriAcordo, marketplace que atua no mercado brasileiro conectando empresas atacadistas para a transação de negócios business-to-business (B2B).
A solução nasceu há dois anos no País, a partir de sua subsidiária argentina AgriRed, e vem promovendo, de forma inédita, negociações de insumos agrícolas entre empresas bem avaliadas do setor. A mais recente a se cadastrar na plataforma é a Rizobacter, multinacional líder em microbiologia agrícola.
Agora, a companhia pode ofertar e negociar sua linha de produtos inovadores de forma online e segura, com amplitude de mercado, ou seja, para possíveis clientes em regiões geográficas onde antes não estava tão presente.
Renato Arantes, CEO da Rizobacter no Brasil, destaca que esse foi o principal objetivo da companhia ao se juntar à AgriAcordo. “Queremos trabalhar com nossas marcas já conhecidas no mercado e ter a possibilidade de estar presente no País em diferentes regiões geográficas, principalmente onde ainda não temos uma estrutura de acesso constituída”, diz.
O executivo comenta ainda que já conhecia o trabalho da AgriRed na Argentina e que isso também foi decisivo para o cadastro e parceria com a startup AgriAcordo no Brasil. “Sabemos que é um instrumento que tem proporcionado importantes negócios entre os associados”, completa.
Com a entrada da Rizobacter, a AgriAcordo completa mais de 520 empresas cadastradas e 1.200 filiais, todas certificadas pela Serasa Experian, o que garante operações com mais segurança. A solução digitalizada entre quem vende e quem compra insumos agrícolas também é responsável por gerar mais de R$ 1 bilhão em ofertas e mais de R$ 320 milhões em demandas. No Brasil, em torno de 10% das empresas atacadistas do setor estão presentes na startup e, no estado de São Paulo, chegam a 30%.
O engenheiro agrônomo e diretor da AgriAcordo, Julio Zavala, lembra que além das empresas comprarem e venderem melhor, através dos painéis de ofertas e demandas, ainda podem acessar, com o cadastro premium, o Histórico de Preços, com dados precisos e muito valiosos para moldarem suas estratégias de marketing com base em informações sólidas e confiáveis.
A base de dados estatísticos do mercado de insumos dentro da plataforma traz informações mercadológicas indispensáveis para controle de estoque, estratégias, planejamentos, entre outros. “Acreditamos que as melhorias que vamos agregando contribuem para a confiança que empresas de alto nível como a Rizobacter têm na nossa solução”, pontua o profissional.
Com recente aporte de quase R$ 8,5 milhões, a AgriAcordo vem constantemente incorporando novos produtos digitais para impulsionar o segmento no Brasil. Questões logísticas agora também são uma facilidade na plataforma e após a negociação concretizada, é possível contar uma base de transportadoras para cotação.
Outra expansão que será lançada em breve será uma plataforma exclusiva para produtos biológicos e especiais, onde as empresas terão espaço para o compartilhamento de informações técnicas, dados de pesquisas e outras funcionalidades importantes para o setor.