Cada vez mais adotados na produção agrícola brasileira, os adjuvantes têm papel fundamental na performance das aplicações via foliar. Produtos imprescindíveis na lavoura como fertilizantes, defensivos agrícolas e promotores de crescimento das plantas, por exemplo, têm eficácia potencializada. Isso porque a ferramenta assegura que as soluções sejam pulverizadas e depositadas adequadamente sobre os diferentes alvos. São essas e outras vantagens que os participantes da Copacol Agro 2023 poderão conferir de 9 a 11 de maio, em Cafelândia-PR, no Sudoeste do Estado.
Através do laboratório de tecnologia de aplicação, que estará instalado no estande da Fortgreen, empresa brasileira que desenvolve soluções para nutrição e fisiologia vegetal pertencente ao Grupo Origin, os especialistas poderão explicar ao vivo alguns efeitos proporcionados pelos adjuvantes. Redução de deriva, emulsão da calda para incompatibilidades físico-químicas, espalhamento são alguns dos aspectos. Marcelo Lourenço, gerente regional Paraná Oeste e Paraguai, destaca que o objetivo da empresa com a plataforma de soluções em tecnologia de aplicação é proporcionar eficiência e qualidade nessa operação, buscando maior rentabilidade para o produtor.
Entre as opções que a Fortgreen oferece, considerando as culturas soja, milho, feijão e trigo, está o adjuvante LI 700. Produto polifuncional, tem alto poder de penetração e translocação dos agroquímicos sem causar fitotoxicidade. “É o adjuvante mais vendido do mundo, em mais de 50 países, com grande poder de espalhamento por quebrar a tensão superficial das gotas”, explica o gerente. A solução também é eficaz no tamponamento da calda, gera padronização e uniformização das gotas, diminuindo drasticamente a deriva.
Ainda na plataforma de tecnologia de aplicação, a empresa desenvolveu o adjuvante TopZERO, indicado para resolver a formação de espuma no tanque de pulverização. Outra solução, o Resolve Duo, é ideal para misturas complexas, evitando perdas de produtos pela incompatibilidade. E o Drive, que padroniza as gotas e promove maior cobertura nas folhas. “Neste segmento, desenvolvemos produtos com características distintas, focos específicos relacionados ao tipo de aplicação, cultura, tamanho de área, mas sempre com o objetivo de melhorar a rentabilidade do produtor”, ressalta o profissional da Fortgreen.
Em sintonia com as necessidades dos agricultores da região Sudoeste do Paraná e cooperados da Copacol, a Fortgreen também terá a oportunidade de mostrar as linhas de nutrição e fisiologia de plantas. Um dos destaques será o fertilizante mineral Soja Plus Gold para soja e feijão, ideal para suprir as deficiências induzidas pela aplicação de glifosato. A solução melhora a penetração e a absorção de nutrientes essenciais, e tem mais de mil áreas comprovando maior produtividade com sua utilização.
Outro destaque é o Black Gold, um produto com alta concentração de substâncias húmicas, aditivos e inertes que melhoram a absorção. Também possui pH ácido, único no mercado mundial, que favorece a sua compatibilidade no campo. A solução é indicada para todas as culturas de verão, além de trigo.
No portfólio de produtos “carreadores”, a empresa terá como destaque o Router, ideal para que a planta sofra menos estresse e para proporcionar mais enchimento de grãos no final do ciclo da soja. Outros produtos da linha premium, como o Curative, para defesa das lavouras, e Fortgreen SAIS 06-12-40, para enchimento de grãos, completam as ferramentas dessa linha.
A Copacol Agro é uma feira tecnológica e nesta edição terá mais de 80 expositores em uma área de 60 mil m². As empresas levam novidades para as áreas de agricultura, avicultura, suinocultura, piscicultura e bovinocultura de leite. A programação conta com palestras de especialistas nessas atividades nos três dias de evento e pode ser conferida em www.copacolagro.com.br.