Publicado em 14/04/2023 17h37

PROSOLO desenvolve ações na Bacia do Taquari na região de Coxim

O objetivo é conter os escorrimentos de águas pluviais.
Por: Semadesc - Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação

Os coordenadores do PROSOLO estiveram na quarta e quinta-feira visitando a Microbacia Hidrográfica do Córrego "Pontinha", na Bacia do Taquari. No local a, Semadesc/Agraer, Prefeitura Municipal e Instituto Taquari Vivo desenvolvem serviços de construção de terraços agrícolas. O objetivo é conter os escorrimentos de águas pluviais. Numa área de, aproximadamente, 5.000 hectares  até o momento, foram implantados em cerca de 2.700 ha.

Na oportunidade, a equipe entregou uma caminhonete L 200 para dar apoio à equipe de campo, que conta com dois tratores, uma pá carregadeira e dois terraceadores de 20 discos.

A equipe fez uma visita ao COINTA, consórcio que agrega a participação de 14 municípios que cujas áreas, de alguns, contribuem para a Bacia do Rio Taquari. Na quinta-feira, o grupo acompanhado pelo representante da Agraer Oscar Serrou Camy visitou o Prefeito Edilson Magro de Coxim.

De acordo com o coordenador de Agricultura, Fernando Nascimento, a parceria entre as instituições citadas tem contribuído para o sucesso do trabalho. "As ações com a colaboração dos produtores rurais da Microbacia do "Córrego Pontinha", têm avançado e atingido seus objetivos iniciais, de conter o escorrimento superficial das águas das chuvas, reduzindo assoreamento dos recursos hídricos e causando prejuízos às estradas vicinais", citou.

O secretário-Executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da SEMADESC, Rogério Beretta, pretende realizar ainda neste mês, reunião com os Prefeitos integrantes do COINTA para discutir estratégias para ampliar o trabalho para os demais Municípios, diante dos resultados alcançados em Coxim. Técnicos do Instituto Taquari Vivo também participaram do encontro.

A Equipe do PROSOLO que esteve nessa vistoria foi composta pelos coordenadores de Agricultura Fernando Nascimento, o coordenador do PROSOLO Elói Panachuck e pelo analista Ismael Meurer, da SEMADESC.

Publicidade