O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), é responsável por validar metodologia de análise socioambiental do sistema LYRA, plataforma desenvolvida pela Vega Monitoramento para avaliação de cadeias de valor do Agronegócio. A verificação independente realizada pelo Grupo assegura a sistematização dos processos e a conformidade dos critérios adotados com os pilares ESG e o compliance ambiental da empresa. A solução vem ao encontro da crescente demanda do mercado por produtos de origem responsável e oferece maior transparência com a rastreabilidade da cadeia produtiva.
“O Agronegócio é um dos principais pilares da economia brasileira e o Bureau Veritas possui um histórico de quase 50 anos de atuação no setor, garantindo a conformidade e qualidade das principais commodities do país. Auxiliar no desenvolvimento de soluções como a LYRA, que fomenta a Sustentabilidade no setor, reforça o nosso propósito de construir um mundo de confiança e contribuir para a transformação do mundo em que vivemos”, afirma Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas.
“Com as exigências do mercado sobre questões ambientais, o Agronegócio precisou do auxílio da tecnologia para mapear, comprovar, ganhar escala e obter respostas rápidas e precisas sobre os critérios regulatórios de cada segmento. A expertise do Bureau Veritas em Sustentabilidade, rastreabilidade de cadeias de valor e certificação de processos e metodologias ligadas a essa temática foi fundamental para que pudéssemos aprimorar, ainda mais, nossa solução para a tomada de decisões estratégicas sob uma perspectiva ESG”, afirma Samuel Campos, CEO da Vega Monitoramento.
A validação da metodologia utilizada na Plataforma de Rastreabilidade Socioambiental LYRA, realizada pelo Bureau Veritas, inclui análise técnica dos critérios de avaliação e de premissas essenciais relacionadas a regulamentações ambientais públicas e de associações do Agronegócio. O Grupo verificou ainda a sistematização e o armazenamento de dados e resultados obtidos, bem como a aplicação da metodologia em campo e suas variáveis para emissão dos laudos socioambientais.
O sistema agroambiental desenvolvido pela Vega Monitoramento utiliza sensoriamento remoto e inteligência de dados para avaliar a rastreabilidade de origem e emitir diagnóstico socioambiental na produção agrícola. Por meio do monitoramento diário de pessoas, empresas e propriedades rurais, a solução emite alertas aos usuários em casos de inconformidades e mudanças de acordo com os protocolos pré-definidos.
O agronegócio brasileiro enfrenta um mercado cada vez mais exigente na responsabilização socioambiental, principalmente por influências internacionais. No início de dezembro deste ano, por exemplo, a União Europeia aprovou regulamento que proíbe a entrada no bloco econômico de commodities produzidas em áreas de desmatamento legal ou ilegal. Ações que visem ampliar a transparência e segurança de informações sobre a origem e sustentabilidade de produtos ligados ao agronegócio são essenciais para que o país siga como protagonista nesse importante setor para nossa economia.
O serviço de verificação independente em rastreabilidade socioambiental do Bureau Veritas integra o portfólio BV Green Line, juntamente com as principais certificações verdes do mercado e mais de 40 produtos voltados para gestão sustentável, emissão de títulos verdes e neutralidade de carbono.