Publicado em 21/10/2014 14h47

Biogénesis Bagó marca presença no 6º Dia de Campo IBC, em Alagoas

Evento reuniu 650 participantes da pecuária alagoana na Fazenda Recanto, em Chã Preta
Por: Atualle

A Fazenda Recanto, localizada no município de Chã Preta, na microrregião serrana dos Quilombos em Alagoas, abriu as porteiras no dia 11 de outubro para o seu o 6º Dia de Campo – Nelore IBC (Irmãos Barros Correia). Parceira da Biogénesis Bagó, uma das empresas de saúde animal líderes no mercado latinoamericano, o IBC atua na seleção de Nelore e melhoramento genético. O evento marcou a comemoração dos 35 anos de seleção e reuniu 650 participantes de todo o Nordeste, entre pecuaristas, consultores e especialistas em pecuária para conhecer a estrutura da fazenda, assistir palestras e conferir a apresentação de lotes de destaque do criatório.

Com três propriedades e aproximadamente oito mil cabeças, a Biogénesis Bagó é a responsável por todo calendário de vacinas e do protocolo de IATF do grupo. De acordo com o coordenador técnico de vendas João Carlos Cavalcanti, que faz todo o acompanhamento nas propriedades dos Irmãos Barros Correia, a oportunidade de participar de um evento como esse é uma forma de apresentar os resultados obtidos, além de reconhecimento do trabalho junto ao parceiro. “A Biogénesis Bagó Saúde Animal foi reconhecida na abertura do evento por parte dos administradores, que ressaltaram a nossa parceria e a importância de um bom acompanhamento profissional de toda a equipe. Aproveitamos para apresentar no evento o conceito de Reprodução + Saúde e tivemos excelentes resultados comerciais de produtores que assistiram o evento e adquiriram vacinas reprodutiva e protocolos de IATF com Cronipres Mono Dose”, comemora.

O diretor administrativo do Nelore Irmãos Barro Correia, o agrônomo Aloísio Barros Correia, que também é um dos promotores do Dia de Campo, acredita e aposta na importância da divulgação de tecnologias e transferências de informação para outros pecuaristas. “Esse evento é importante para todo o estado de Alagoas e até mesmo para outros do Nordeste porque repassa aos produtores de pequenas, médias e grandes propriedades as novas tecnologias e ferramentas de trabalho. Trata-se de uma forma prática para difundir ideias, promover o contato e o intercâmbio entre diversos grupos de pessoas interessadas em modificar ou melhorar o trabalho em suas fazendas”, ressalta Aloísio.

O Dia de Campo teve início com a palestra “Eficiência produtiva e econômica na produção das pastagens para bovinos de corte”, ministrada pelo pesquisador Moacyr Corsi, engenheiro agrônomo e professor da Universidade de São Paulo (USP). Entre os tópicos abordados, o especialista falou sobre a recuperação de áreas degradadas, manutenção de forrageiras, adubação da pastagem e a importância da nutrição do gado. O palestrante apresentou em detalhes o trabalho desenvolvido em cinco propriedades que tiveram aumento da produtividade na região de Paragominas, no Pará.

Após compartilhar conhecimentos, os convidados puderam acompanhar, em estrutura montada na Fazenda Recanto, a apresentação dos animais, focada na genética como ferramenta de produtividade em moderno sistema de produção na pecuária de corte, que produziu um dos animais mais caros do mundo, a vaca Vala Barros Correia e atualmente conta com um dos seus reprodutores na central Alta Genetics, o touro Iluminado Barros Correia. O Dia de Campo contou ainda com uma visita às praças de alimentação para apresentação prática dos animais da Nelore Irmãos Barros Correia, onde foi possível perceber a nutrição e o manejo de um gado Puro de Origem (PO), caracterizados pela qualidade genética, matrizes doadoras, fêmeas de pista e reprodutores.

Leilão

O próximo evento dos Irmãos Barros Correia é o leilão anual do criatório que está em sua 13ª edição. O remate será promovido no dia 25 de outubro, a partir do meio-dia, durante a 64ª Expoagro, no tatersal do Parque da Pecuária de Maceió. O Nelore Irmãos Barros Correia vai ofertar 120 lotes no evento que tem registro oficial no calendário da Nelore no Brasil e já é considerado um dos mais tradicionais do segmento.

Os touros que participarão do remate possuem idade média de 30 meses, enquanto que as vacas têm entre 24 e 48 meses. "No leilão, o público vai encontrar uma genética diferenciada, que já é tradicional da Nelore IBC. Vai ser vendido o que há de melhor", ressalta Aloísio.