Embora a região central do Estado de São Paulo seja caracterizada pelo cultivo de cana-de-açúcar, soja, milho, pecuária de corte e de leite com terras férteis e bastante disponibilidade de água, a localidade tem pouco difundida a irrigação. Com o objetivo de mostrar todo o potencial que a tecnologia pode proporcionar, principalmente aos canavicultores, a Lindsay, empresa que produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™, estará presente na Coplacampo. A feira acontece de 27 de fevereiro a 2 de março, em Piracicaba, na unidade de grãos da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo – Coplacana.
Na oportunidade, a multinacional celebra um ano de parceria com a cooperativa e colhe os primeiros resultados da atuação junto à classe produtora. Segundo Rodrigo Bernardi, engenheiro agrônomo e RTV da empresa, o trabalho foi muito bem-sucedido, principalmente por ser uma região onde a irrigação ainda não é popularizada, e apesar disso, foram realizados grandes projetos. “Os números precisos ainda estamos contabilizando, mas podemos adiantar que foram mais de 10 equipamentos instalados neste período, com pivôs que chegam a 200 hectares. No total já são mais de 670/ha irrigados na localidade”, adianta.
A parceria começou a ser estruturada no final de 2021, quando a Coplacana estava à procura de um parceiro para a área da irrigação e a Lindsay buscava também uma cooperativa na região central do Estado de SP. “Em fevereiro do ano passado, durante a Coplacampo, foi oficializada essa parceria, e na ocasião fomos surpreendidos pela quantidade de produtores interessados, algumas conversas evoluíram e viraram negócios”, lembrou Bernardi.
Para Alex Rodrigo Villa, coordenador de negócios de irrigação e engenheiro agrônomo, embora o perfil dos produtores da região seja bastante diversificado, muitos deles buscam ampliar o uso de tecnologia para agregar ganhos a suas atividades. “A parceria foi de muito sucesso, superando as expectativas. A cooperativa investiu em profissionais experientes para trazer segurança aos cooperados. Hoje temos uma equipe multidisciplinar, com projetista, montadores e eletricistas dedicados para o segmento de irrigação”, destaca. “E este ano vamos fomentar ainda mais esse importante tema que garante segurança hídrica ao setor”, reforça o profissional.
A Lindsay estará na Coplacampo com um estande próprio e seu time completo de técnicos, orientando e tirando dúvidas. Além disso, a empresa organiza visitas dos colaboradores ao longo dos dias da feira, com o objetivo de aproximar fábrica, produtores e o mercado agro. Haverá também demonstrações por meio de um pivô Zimmatic instalado, oportunizando aos visitantes ver de perto o funcionamento do sistema de irrigação.
Outro destaque será o FieldNET, para programação e controle de toda a operação à distância. Por meio de um smartphone, tablet ou computador, o produtor tem ao alcance das mãos informações e orientações valiosas sobre a irrigação que vão ajudá-lo a otimizar o rendimento e maximizar a lucratividade de sua fazenda. “Haverá uma campanha onde projetos fechados durante a feira, terão o prazo de entrega reduzido, sendo a do pivô a partir de abril. Outro ponto importante a ser citado, diz respeito à irrigação e os benefícios gerados para a cana-de-açúcar”, cita Bernardi. Ele pontua, por exemplo, o aumento no tempo de replantio de seis para 12 anos, elevação e estabilidade na produção de TCH (Toneladas de Colmos por Hectare) ao longo dos anos, entre outros.
A Coplacampo reúne as melhores empresas do agronegócio e apresenta aos produtores rurais muitas novidades em serviços, produtos e tecnologias. A edição 2023 chega ainda maior, com mais empresas, inovação e oportunidades de bons negócios. Em 2022, 89 expositores apresentaram seus produtos e serviços aos mais de 6 mil visitantes do evento, gerando movimentação financeira de cerca de R$ 380 milhões. “A expectativa é muito positiva. É uma ótima oportunidade para os cooperados conhecerem as novas tecnologias, conversarem com os especialistas da Coplacana e das empresas parceiras, em um evento que é montado pensando neles”, finaliza Villa.