Mais de 150 profissionais do Brasil, México, Colômbia, Paraguai e Bolívia da Biogénesis Bagó, empresa de biotecnologia especializada em saúde animal, se reuniram em Florianópolis, capital de Santa Catarina, para a Convenção LATAM 2023. Com o tema “Conectando países, pessoas e produtos”, foi a primeira vez que os times dos países pertencentes à divisão LATAM Norte, liderada pelo Country Manager Brasil e Diretor Comercial LATAM Norte, Marcelo Bulman, se reuniram para uma convenção de vendas e marketing.
Comemorando o resultado de crescimento de 16% em 2022 em relação ao ano anterior – mais que a média do mercado de saúde animal para ruminantes - e projetando posicionar a companhia entre as 20 maiores do mundo no segmento até 2026, a equipe teve a oportunidade de ficar por dentro das novidades e receber treinamentos técnicos para que os profissionais nesses países possam oferecer o mais alto padrão de atendimento as necessidades dos produtores em todas as regiões da América Latina.
“Contamos com uma equipe de alta performance comprometida com os objetivos de crescimento e liderança na região. Queremos conectar pessoas, produtos e países para juntos produzir cada vez mais e ajudar na evolução da equipe para inovar e se adaptar aos diferentes contextos e desafios da saúde animal”, destaca Marcelo Bulman.
Os participantes brasileiros da convenção concluíram o treinamento TNS – Técnicas de Negociar Soluções, que vinha sendo ministrado há um ano pelo consultor Adilson Moura, que iniciou a capacitação aos profissionais dos demais países. Eles puderam colocar em prática os aprendizados em uma atividade dinâmica chamada GPS de Vendas, que fez uso de recursos de gamificação para ajudar na consolidação do conhecimento.
Uma das novidades apresentadas no evento foi o lançamento da plataforma de ensino digital BioAcademy, ferramenta por meio da qual os colaboradores podem ter acesso on demand a mais de 30 cursos, permitindo constante atualização técnica dos conteúdos.
“Ter uma equipe cada vez mais capacitada e que faça a gestão do conhecimento é fundamental para que possamos ajudar nossos clientes a produzir mais e melhor e para que nos posicionemos entre as 20 empresas de saúde animal mais importantes do mundo até 2026”, ressalta Bulman.
As ferramentas trabalhadas pela Biogénesis Bagó no Brasil e na América Latina vem ao encontro das necessidades dos produtores que se veem desafiados diariamente a modelos de produção pecuária cada vez mais exigentes. Nesse sentido o Gerente de Marketing Brasil e LATAM Norte, Carlos Godoy, reafirma que a empresa sempre busca trabalhar o Marketing de Serviços e Conteúdos que possam disponibilizar de maneira personalizada e estratégica soluções para que todas as pessoas envolvidas na cadeia estejam preparadas e aptas a produzir cada vez mais e melhor. Exemplo disso é o Projeto Boi Azul no Brasil, que conecta os seis pilares da pecuária moderna – sanidade, genética, nutrição, sustentabilidade, gestão e bem-estar animal. A reunião em Florianópolis também marcou o posicionamento de comunicação nos países LATAM Norte, que é o “Produzir +”.
Godoy detalha que o objetivo é oferecer uma padronização de excelência nos serviços mesmo que personalizada a cada tipo de cliente nos países que compõem a região. “Quando um cliente for atendido na Colômbia, o outro no México e o outro no Brasil e se eles puderem conversar, poderão entender que o padrão de atendimento e solução às suas demandas será o mesmo em nível de excelência e atenção”, explica Godoy.
Para o gerente geral da Biogénesis Bagó no México, Cristian Quinteros, a convenção foi muito importante para sua equipe estabelecer conexões com os colegas de outros países, numa rica troca de experiências. “Não há melhor forma de transmitir a cultura organizacional do que uma convenção como a que tivemos no Brasil. Certamente contribuiu muito para que possamos cumprir nossos objetivos de posicionar a Biogénesis Bagó no México entre as 10 maiores empresas em faturamento”, avalia.
“A equipe da Colômbia parte dessa convenção incrível com muita vontade e garra de conquistar mais espaço, de os profissionais serem os melhores em sua atuação, mais organizados e estratégicos e se sentindo parte de uma única empresa global”, declara o diretor geral da Biogénesis Bagó na Colômbia, Ricardo Arango.
A avaliação é compartilhada pelo Gerente Técnico & Comercial do Paraguai, Gustavo Lagioia, que está respondendo pelo país, onde a empresa passou a atuar mais recentemente e está investindo em estruturas e equipe próprias. “Estamos atuando de uma forma bem disruptiva para o mercado paraguaio, que é ter a filial de um laboratório de saúde animal e não atuar somente com distribuidores. Por isso, ter participado da convenção foi muito importante para o desafio que temos pela frente, com os investimentos que estamos realizando no país e que certamente gerarão um círculo virtuoso de crescimento”, afirma.
A equipe da Bolívia sai da convenção mais fortalecida para seguir fazendo a empresa crescer de maneira sustentável. “Vemos que o pecuarista boliviano precisa medir mais seus resultados e o ajudaremos nesse desafio, pois não vendemos somente produtos, mas soluções que o ajudem a ser mais produtivo”, salienta a gerente comercial da Biogénesis Bagó na Bolívia, Verônica Justiniano Arias.
A Biogénesis Bagó, empresa líder nos principais mercados da América Latina, com projeção global, é comprometida com o desenvolvimento de soluções para a saúde e sustentabilidade da produção pecuária por meio da biotecnologia. A empresa desenvolve e comercializa produtos e serviços veterinários criados para garantir a saúde e melhorar a produtividade dos rebanhos bovinos de carne e leite. Conta com um portfólio de mais de 70 produtos e 650 registros em distintos países da América Latina, China e Ásia.
Com escritórios na Bolívia, Brasil, América Central, México, Uruguai e Ásia, sua sede está localizada na Argentina, com fábricas em Monte Grande e Garín (província de Buenos Aires). No Brasil, conta com uma planta fabril na cidade de Araçoiaba da Serra (SP). A empresa é a maior provedora de vacinas antiaftosa do mundo, tanto que três em cada 10 vacinas antiaftosa aplicadas na América são produzidas pela Biogénesis Bagó. A capacidade anual de produção da empresa é de 400 milhões de doses de vacinas contra febre aftosa, 30 milhões de doses de vacina antirrábica e 100 milhões de doses de vacinas combinadas.