O governo da China disse na sexta-feira que estocará 20.000 toneladas de carne suína congelada para reabastecer as reservas estatais, já que o índice que monitora os preços da carne suína caiu abaixo do nível de alerta.
O índice, média nacional dos preços da carne suína em relação aos preços dos grãos, caiu abaixo do nível de alerta de 5 para 1, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.
De acordo com um plano de trabalho para estabilizar o mercado de carne suína, a China introduziu um sistema de alerta precoce de três níveis para alertar sobre altos e baixos excessivos nos preços do suíno.
A comissão disse que trabalharia com os departamentos relevantes para iniciar o primeiro trabalho de estocagem deste ano para as reservas estaduais de carne suína e orientar os governos locais a comprar carne suína.
A China presta muita atenção às mudanças de preço no mercado de carne suína e continuará a fortalecer a regulamentação da capacidade de produção e preço para manter o mercado estável, afirmou a comissão.