Na Califórnia, o Turlock Irrigation District (TID) está prestes a iniciar um projeto para cobrir dois trechos de canais de irrigação que fornecem água ao estado com painéis solares. O ambicioso plano, conhecido como Projeto Nexus, geraria não apenas eletricidade para abastecer cerca de 100.000 residências no condado de Stanislao, mas também para provar que os painéis podem ser uma alternativa funcional para evitar a evaporação da água dos canais.
Imagem de StockSnap por Pixabay
A ideia toda se baseia em um estudo publicado em 2021 pela revista Nature Sustainability, que aponta de forma ampla que cobrir os 4.000 milhas (quase 6.500 quilômetros) de canais que fornecem água à Califórnia com painéis solares geraria cerca de 13 gigawatts de energia elétrica. , o suficiente para suprir um sexto das necessidades energéticas do estado.
Mas por que colocar painéis solares em um canal de irrigação e não em um grande terreno? Segundo especialistas, isso evitaria a perda de cerca de 63 bilhões de galões de água por ano. A cifra, que não é menor, permitiria suprir as necessidades hídricas para o cultivo de cerca de 50.000 acres de terra arável. Para contextualizar, a Califórnia tem 9 milhões de acres de terras agrícolas. Sim, é verdade que 50.000 acres é uma pequena fração da terra dedicada à agricultura, mas como a Califórnia consome cerca de 38 bilhões de galões de água por dia, qualquer economia aumenta.
O TID está programado para começar a cobrir os trechos com painéis solares no outono deste ano. E embora a construção pudesse durar até 2024, considera que o Projeto Nexus serviria como uma “prova de conceito” sobre o funcionamento dos painéis e, sobretudo, os custos de instalação e manutenção.
Por enquanto, o Turlock Irrigation District tem um investimento de US$ 20 milhões para começar a cobrir os canais com painéis solares. E com a tecnologia solar melhorando a ponto de ser possível criar materiais fotovoltaicos em superfícies muito compactas.