ALEMANHA
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve em Berlim, participando do 15º Fórum Global para Alimentação e Agricultura (GFFA), organizado pelo Ministério Federal da Agricultura e Nutrição da Alemanha (BMEL). O ministro esteve no fórum “Como Alemanha e Brasil podem mudar sistemas alimentares?”, na embaixada do Brasil. Também participou, no Ministério do Exterior, da Conferência de Ministros da Agricultura, considerada pelo governo alemão “a maior reunião mundial de ministros da agricultura”.
INDONÉSIA E CHINA
O ministério da Agricultura, anunciou a habilitação de 11 plantas frigoríficas para a Indonésia, além da possiblidade de derrubada da suspensão da exportação de três plantas para a China. O comunicado foi feito em reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O Brasil está desde 2019 sem habilitar novas plantas frigoríficas para a China.
SELO ARTE
A lei de autoria do deputado Zé Silva (SD-MG), juntamente com o deputado gaúcho, Alceu Moreira (MDB-RS), permite que produtores comercializem queijos artesanais no Brasil e no exterior, com o Selo Queijo Artesanal. A Lei também descentraliza o processo de concessão do Selo, que pode ser concedido pelos órgãos de agricultura e pecuária federal, estaduais, municipais e distrital.
LIDERANÇA
Até 2030 o Brasil poderá chegar à liderança mundial de exportação de milho e algodão. No momento, o País ocupa o segundo lugar nas vendas dessas commodities para o mercado internacional, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, o Brasil já domina 54% do mercado mundial de soja, e essa participação deverá aumentar para 65% até 2030. As informações são do Diretor Técnico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Marcos Fava Neves.
PROPOSTAS
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou propostas para a consulta popular do Ministério dos Transportes para o plano dos 100 primeiros dias do Governo Federal para rodovias e ferrovias. A consulta popular abordou diversos eixos temáticos onde as sugestões poderiam ser inseridas por meio de um formulário. A iniciativa visa propor ações para ampliar a competitividade da infraestrutura e da logística de transportes de cargas e pessoas no País.
MELANCIA E TOMATE
No município de Nobres, no Mato Grosso, um casal de agricultores alterna o plantio com melancia e tomate. Com resultados positivos, a previsão é colher 30 toneladas de melancia por hectare, com peso de 15 quilos em média. A colheita está prevista para terminar no final de janeiro. A propriedade possui 38 hectares, 25 deles é explorado, sendo o restante mata nativa. Com o final da colheita da melancia, o tomate já começará a ser plantado no início de fevereiro.
ARROZ
Um dos destaques todo ano da programação da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é o encontro da Câmara Setorial do Arroz, do Ministério da Agricultura. Mais uma vez a reunião sai de Brasília (DF) para ser realizada durante o evento, abrindo a programação no dia 14 de fevereiro na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), durante esta 33ª edição.
AMENDOIM
Produtores de amendoim, técnicos e estudantes da Unoeste, de Presidente Prudente (SP), estiveram reunidos em 20 de janeiro, em Regente Feijó, no Oeste paulista, em um evento dedicado ao amendoim. A região é uma das principais voltadas à cultura no Estado de São Paulo. No II Dia do Amendoim, promovido pelo professor Fábio Rafael Echer e Carlos Felipe dos Santos Cordeiro, da Unoeste, em parceria com a ICL. (Com informações de assessorias)
*Mauricio Picazo Galhardo é jornalista
Email: mauricio@agroin.com.br