Cerca de 300 pessoas são esperadas na tradicional Noite da Soja Sementes Batavo, que este ano acontecerá em Carambeí (PR), no dia 28 de fevereiro (terça-feira). O evento é uma vitrine para apresentação das 40 cultivares das principais detentoras de genética de soja do país e empresas de biotecnologia. A novidade deste ano é a exposição de maquinários agrícolas.
Organizado pela cooperativa Frísia, proprietária da marca Sementes Batavo, com mais de 50 anos de história, a Noite da Soja está na busca de soluções de alto rendimento e produtividade para regiões específicas, que reflete também em novas tecnologias desenvolvidas.
O coordenador de produção da Sementes Batavo, Luiz Henrique Deschamps, explica que o bom rendimento da lavoura depende da escolha correta das sementes. “Todos os anos trazemos novidades e lançamentos de novas cultivares. É uma oportunidade dos cooperados da Frísia, produtores em geral e revendedores conhecerem a produtividade dos diversos tipos de sementes. A Noite da Soja terá as nossas 40 cultivares que podem ser vistas in loco”, diz Deschamps.
Durante o evento, os convidados passam por diferentes estações onde conhecem detalhes de cada cultivar nas parcelas plantadas. “É essa interação que possibilita o produtor realizar a escolha de qual semente irá adquirir para plantar na próxima safra. Ciclo, porte, resistência a doenças e pragas, sanidade são informações detalhadas pelos técnicos de cada estação”, explica o coordenador comercial de sementes da Frísia, Rafael Tombini.
A Noite da Soja está na quarta edição, e em 2023 volta a ser realizada em Carambeí. A Frísia organiza o evento à noite por conta do momento de safra dos produtores. “Nossa proposta traz um evento noturno porque estamos na época da colheita. Durante o dia fica mais difícil do agricultor se deslocar, pois está com afazeres importantes. Pensando em facilitar a rotina de todos, trazemos o momento para o período noturno”, completa Marcelo Cavazotti, gerente-executivo Agrícola da Frísia.
Assim, a organização do evento prepara uma iluminação especial para que os convidados tenham uma experiência diferenciada das cultivares de soja.
A produtividade e a plantabilidade não dependem apenas da escolha correta da semente. Existem fatores que são corresponsáveis pelo sucesso da lavoura e dos negócios de maneira geral, como armazenagem da semente, manejo do solo, clima, controle e regulagem de maquinários e profundidade de plantio.
Para complementar as informações recebidas sobre as cultivares, os participantes da Noite da Soja poderão conhecer as novidades em máquinas agrícolas para obter melhores resultados na sua atividade. As principais empresas da região estarão presentes no evento.
Serviço
Noite da Soja Sementes Batavo
Data: 28 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Chácara Casa Verde, Avenida dos Pioneiros, 3.329 (800 m após a sede da Frísia, antes de chegar ao Parque Histórico de Carambeí).
Inscrição: Sympla (www.bit.ly/NoitedaSoja)
Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial
Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2021 produziu mais de 290 milhões de litros de leite, 895 mil toneladas de grãos, 89 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 971 cooperados e 1.176 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br