Publicado em 11/01/2023 08h02

Fitogênicos melhoram o desempenho produtivo em aves e suínos

Uma alternativa aos promotores de crescimento, os aditivos já ocupam quase 39% do mercado brasileiro, prova de que o produtor está obtendo benefícios com a utilização dessa ferramenta
Por: Assessoria de Imprensa

Os fitogênicos são aditivos naturais produzidos a partir de extratos vegetais, que podem ser utilizados em toda a cadeia da suinocultura e da avicultura. São compostos bioativos, por isso, quando adicionados na alimentação trazem diversos benefícios, ajudam a melhorar a absorção de nutrientes e a manter a integridade intestinal dos animais.

Verônica Lisboa, agrônoma, especialista em Nutrição Animal e Gerente de Produtos da Yes

O uso dos fitogênicos já é uma realidade nas granjas do Brasil, eles são adicionados na ração dos animais sendo indicado para todas as fases de desenvolvimento, tanto em frangos de corte quanto em suínos. Podendo ser consumido no ciclo completo das aves (matrizes, pintinhos até o abate), pelos suínos reprodutores, na lactação, durante o crescimento e terminação.

Verônica Lisboa, agrônoma, especialista em Nutrição Animal e Gerente de Produtos da Yes, explica que os fitogênicos são soluções naturalmente encontradas em plantas e que óleos essenciais e extratos naturais estão dentro desta categoria. Algumas fontes de fitogênicos amplamente conhecidas são cravo, canela, orégano, pimenta, alecrim, óleos extraídos de limão, de laranja e de sálvia, todos eles apresentam alguma característica benéfica que vai atuar junto ao desempenho produtivo e reprodutivo dos animais de produção.

“Falando especificamente de aves e suínos, temos muitas pesquisas comprovando os benefícios da inclusão dos fitogênicos, os quais podem ser adicionados tanto de forma separada, ou, na forma de blends, com mais de um princípio ativo adicionado ao mesmo tempo, trazendo inúmeros benefícios para a saúde e o desempenho desses animais”, afirma Verônica.

Juliana Bueno, diretora de PeD da Yes, destaca alguns benefícios de seu uso na produção animal: “ação anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante, além da atividade Anti- Quorum Sensing. Nesta última, os fitogênicos têm a propriedade de inibir a comunicação entre as bactérias no intestino dos animais, diminuindo, desta forma, a densidade populacional destes patógenos” pontua a Diretora.

Assim, entre os benefícios na produção de aves e suínos, destacam-se: a melhora do consumo de ração, desempenho produtivo (produção de ovos, peso vivo, conversão alimentar, índice de eficiência produtiva e viabilidade), diminuição dos escores de diarreia, aumento da área de absorção intestinal, entre outros.

“Muitos estudos comprovam o benefício de diminuição de diarreia mesmo em animais desafiados com Escherichia coli, por exemplo. São benefícios tanto em termos de produtividade, quanto bem-estar e saúde dos animais”, salienta a especialista.

Uma solução limpa, verde e ética

Pensando nos desafios encontrados a campo, Verônica explica que os fitogênicos podem ser também uma opção, uma vez que animais com os seus sistemas antioxidantes, e imune fortalecidos, aliado a um ambiente intestinal mais equilibrado, quando expostos a desafios, responderão de uma forma mais efetiva e muito mais rápida.

“Existem inúmeras comprovações sobre a efetividade dos fitogênicos na presença de E.coli, Salmonella, Clostridium, Coccidiose, o que os torna uma excelente alternativa aos antibióticos utilizados como promotores de crescimento.  Importante destacar que os fitogênicos são sustentáveis e naturais, uma ferramenta amiga do meio ambiente e que promove o bem-estar dos animais”, afirma Verônica.

Ou seja, é uma solução limpa por trabalhar com a redução de componentes sintéticos; verde pelo menor impacto possível ao meio ambiente; e ético por associar os dois primeiros conceitos ao bem-estar e a saúde dos animais.

“Quando falamos em alternativos aos promotores de crescimento os fitogênicos já ocupam quase 39% da fatia desse mercado, refletindo que a informação está sendo passada e repassada de forma efetiva, e mais do que isso, o produtor está realmente vendo os benefícios com a utilização dessa ferramenta”, finaliza Verônica.

Sobre a Yes 

A Yes, empresa de biotecnologia em nutrição animal, desenvolve e produz aditivos nutricionais como adsorventes de micotoxinas, prebióticos, imunomoduladores, minerais orgânicos, blends, leveduras e derivados, com o objetivo de melhorar o desempenho e saúde dos animais. Todos os produtos estão de acordo com as mais rigorosas leis dos mercados mundiais, como Estados Unidos e Europa. Fundada em 2008, a Yes tem escritório-matriz em Campinas/SP, quatro plantas de produção, uma em Lucélia/SP, uma em Novo Horizonte/SP, uma em Borá/SP e uma em Narandiba/SP, um Centro de Logística e Distribuição em Lucélia/SP, outro em Cascavel/PR além da abertura, em 2020, de um novo CD localizado no México. Atua em todo o Brasil, além de exportar para mais de 42 países, estando presente nas Américas, Europa, África, Oceania e Ásia. Desde 2016 a empresa faz parte do portfólio de investidas do fundo de investimentos Aqua Capital. 

Mais informações: www.yessinergy.com

Publicidade