O portfólio de soluções agrícolas da UPL, uma das maiores empresas do setor que atua globalmente, está disponível agora para comercialização online. Em parceria com a startup AgriAcordo, a companhia passa a fazer parte do marketplace que conecta indústrias atacadistas de agroinsumos, revendas e distribuidores para a transação de negócios business-to-business (B2B). Na plataforma, a multinacional pode ofertar e negociar parte de seu portfólio que chega a 14.000 registros entre soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos.
Para Renato Seraphim, CMO da UPL, a decisão de participar da startup está relacionada à aproximação com empresas de forma facilitada, digital, e faz sentido com o olhar constante da companhia para a inovação.
“É uma possibilidade inovadora que queremos agregar aos outros formatos de vendas que temos e em conjunto com os nossos distribuidores gerenciar melhor preços de ponta, reduzir estoques, melhorar o gerenciamento do ciclo de vida de nossos produtos, além de aprimorar a nossa conexão como indústria com o setor responsável por ¼ da riqueza brasileira”, pontua o executivo.
Renato acrescenta que a UPL está constantemente olhando para o futuro e em como ampliar e inovar a capacidade de comunicação e alcance no agronegócio e, no fim da cadeia, com os agricultores, que são responsáveis por 25% do PIB brasileiro.
“Eu conheço bem o potencial da AgriAcordo, uma rede colaborativa, de coleta e organização de dados, e sei muito bem o quanto ela está ajudando os distribuidores a gerenciar os seus estoques e aumentar a capacidade de conexão com os outros pares, buscando melhores negociações. E pensando nas tecnologias existentes, queremos que isso nos ajude a cada vez mais ser uma empresa que não quer colocar produto nos estoques do distribuidor, mas que com o apoio dos dados deseja ajudar ele a colocar as nossas soluções no campo do agricultor” destaca o CMO da UPL.
Além da possibilidade de negociações entre diferentes regiões do território brasileiro, a UPL passa a fazer parte do histórico de preços disponível no marketplace. Essa é uma solução que contribui para o dia a dia das cooperativas e revendas, que podem consultar e analisar dados de todos os produtos ofertados e comprados desde o início da ferramenta. Dessa forma, quem está cadastrado na AgriAcordo consegue ter acesso fácil a informações reais e não especulativas, como é comum no mercado de insumos. “Para nós, é um passo muito importante ter a UPL entre as empresas que negociam na plataforma, a companhia confia em nosso trabalho e crescimento. Após 18 meses no Brasil, a parceria inédita mostra a segurança que outras empresas podem ter conosco”, comenta Julio Zavala, diretor da startup.
Com a entrada da UPL, a AgriAcordo chega a 460 empresas cadastradas. A solução de digitalização das relações comerciais entre quem vende e compra insumos agrícolas é única no País. Responsável por R$ 980 milhões em volume de ofertas de produtos e R$ 260 milhões em demandas, a startup já concluiu 150 operações com sucesso. “Quando desenvolvemos a solução tecnológica queríamos aprimorar a capacidade das empresas de fazer negócios, em seguida criamos o painel de demandas para oferecer o histórico de preços com informações reais e concretas, então hoje nos consideramos uma empresa de dados, pois nosso trabalho de mercado e tecnologia funcionam juntos”, ressalta Zavala.
O diretor comenta ainda sobre a segurança da plataforma, onde apenas empresas bem avaliadas participam. Para fazer parte da rede, passam por várias checagens antes de comercializarem, como análise do CNAE, financeira em parceria com a Serasa Experian e comercial, que verifica perfil e parceiros com os quais trabalha. Também são checados estoque, validade de produtos, captadas imagens com número de lote. Os dados são inseridos no sistema e ficam em total confidencialidade.