Publicado em 21/10/2014 14h29

Bahia vence o concurso de café Especial 100º Cup of Excellence

A cerimônia de premiação, 100ª edição mundial do Cup of Excellence, correspondente ao 15º Cup of Excellence Early Harvest Brasil 2014 foi realizada na noite de sexta-feira, 17 de outubro, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), instituição anfitriã do evento
Por: Por Valeria Vilela com informações da BSCA

O campeão foi o café produzido por Cândido Vladimir Ladeia Rosa, na Chácara Ouro Verde, na Chapada Diamantina. Cinco regiões tiveram cafés entre os ganhadores, os quais participarão de um disputado leilão online, no dia 26 de novembro, e poderão receber preços muito acima dos valores do mercado.
 
Os cafés cerejas descascados e/ou despolpados (via úmida) produzidos por 21 produtores tiveram notas superiores a 85 pontos (escala de 0 a 100) e se sagraram vencedores do certame. O campeão foi o lote do cafeicultor Cândido Vladimir Ladeia Rosa, da Chácara Ouro Verde, em Piatã (BA), na Chapada Diamantina, com 94,05 pontos. Com a vitória, o produtor obteve seu bicampeonato, já que sua primeira conquista ocorreu no concurso de 2009.
 
O segundo colocado foi Antonio Rigno de Oliveira, da Chácara São Judas Tadeu, com 93,36 pontos. Em terceiro lugar veio a produtora Zora Yonara Macedo Pina Oliveira, da Chácara Tijuco, com 92,26 pontos e, na sequência, Eulino José de Novais, da Fazenda Santa Bárbara, com 90,14 pontos. Em comum, os quatro primeiros colocados possuem o fato de produzirem café por via úmida em Piatã, na Chapada Diamantina, região que emplacou nove amostras entre as 21 vencedoras do certame. Além disso, com notas superiores a 90 pontos na escala de 0 a 100 do Cup of Excellence, esses quatro lotes obtiveram o troféu de cafés presidenciais.
 
A lista de ganhadores do principal concurso de qualidade para cafés cerejas descascados e/ou despolpados do Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE), com apoio do Sebrae, é completada por oito cafés cultivados por produtores nas Matas de Minas (MG), dois na Mantiqueira de Minas (MG), um no Cerrado Mineiro (MG) e um nas Montanhas do Espírito Santo (ES)..
 
Os 21 vencedores participarão, no dia 26 de novembro, de um disputado leilão, via internet, no qual os principais compradores de todo o mundo voltam seus olhos ao Brasil para disputar os melhores cafés nacionais produzidos, por via úmida, na safra 2014. Nos pregões dos concursos anteriores, os ganhadores brasileiros negociaram cada uma de suas sacas (60 kg) por preços que oscilaram entre R$ 1.000 e R$ 15.000, níveis muito acima dos valores praticados no mercado comum.