As vendas de máquinas agrícolas fecham o ano de 2022 com a sexta alta consecutiva, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), com um total de faturamento de R$ 92 bilhões para este ano. Para a entidade, o segmento se expande desde 2016, com altas excepcionais observadas entre os anos de 2020 e 2022.
Na avaliação da entidade, mesmo com a pandemia, que prejudicou a logística global dos fornecedores, 2022 foi um ano satisfatório com alta de 20% sobre o ano passado. Em razão dessa desorganização das entregas, o mercado deixou de crescer na velocidade que vinha apresentando. Para 2023, a demanda deve seguir estável, com margens menores, mas com boas perspectivas.
A previsão, para a indústria nacional do setor, é crescer entre 10% a 15%. A porcentagem está dentro da margem esperada pela Agritech – pioneira na indústria brasileira ao fabricar linhas de tratores, microtratores e implementos agrícolas voltados para a agricultura familiar.
“Nossos parâmetros de crescimento estão dentro das expectativas nacionais. A Agritech tem a pretensão de crescer até 15% no ano que vem”, afirma o Coordenador de Vendas/Marketing da Agritech, Cesar Roberto Guimarães de Oliveira. Para ele, o carro-chefe na liderança de vendas irá continuar com o modelo da série 1155, que atende a variadas culturas.
Ainda de acordo com o Coordenador, o lançamento de um trator previsto para a Agrishow 2023 deve impulsionar ainda mais o crescimento das vendas.
Além disso, Oliveira acredita que o consórcio também deve aquecer o setor. Ele diz que o número de novos consorciados, em todos os segmentos, cresceu 326,5% no acumulado dos cinco últimos anos. “Diante disso, a Agritech tem investido esforços de ofertas para aquisição dos equipamentos por meio de consórcio e, também, por meio da longa e consolidada parceria com o banco de fábricas da empresa, o DLL”, aponta.
Os tratores da Agritech são equipados com motores ultramodernos que atendem às exigências das normas internacionais de emissões de poluente e baixo ruído, de acordo com o programa MAR-1 (Máquinas Agrícolas e Rodoviárias – Fase 1).
A empresa possui uma linha completa de tratores e microtratores entre 14CV e 82CV voltada para o produtor rural, que pode ser utilizada nas mais variadas culturas, entre elas, a fruticultura, citricultura, cafeicultura, cultura de grãos e cereais, entre outros.
A Agritech Lavrale – Divisão Agritech é pioneira na indústria brasileira ao fabricar linhas de tratores, microtratores e implementos agrícolas voltadas para a agricultura familiar. No final de 2014 a empresa atingiu a marca de 100 mil tratores produzidos pela sua fábrica, em Indaiatuba (SP). A Agritech faz parte do Grupo Stédile e surgiu com a cisão da Yanmar do Brasil. O Grupo Stédile, de Caxias do Sul (RS), é um dos mais respeitados conglomerados industriais do Brasil e engloba a empresa Agrale S.A.
Para saber mais: www.agritech.ind.br